quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A volta da URSS? – Rafael Brasil

 



 

Muitos conservadores desavisados vibravam com as estripulias de Putin, perseguindo a oposição, homossexuais e o escambau. Um verdadeiro ditador, tal qual os velhos tzares, e mesmo seus sucessores comunistas que passaram cerca de 70 anos oprimindo o povo e matando cerca de 40 milhões. Afinal Putin é uma velha raposa oriundo da velha e eficiente KGB, a maior organização secreta e terrorista da história contemporânea.

Tal qual os velhos déspotas monarcas, e seus sucessores como Lênin e Stálin, depois da dissolução da ex URSS, Putin surgiu na sombra de Bóris Yeltsin que peitou um golpe de estado da velha nomenclatura comunista, e deixou a ex URSS à beira da dissolução.

Ancorado pelas riquezas naturais como o petróleo, Putin reformou a economia, modernizando-a, sobretudo o aparato bélico e nuclear, afinal era o que a ex URSS tinha de eficiente. Um brutal aparato repressivo onde a KGB comandava, e um poder bélico dos maiores do planeta. Faltava comida para o povão, mas a ex URSS chegou a gastar 40% do seu PIB, menor do que o do Brasil, em despesas militares.

Enquanto fazia reformas ancorado nas máfias que pulularam depois de extinta a URSS, os ricos que faturavam fortunas no mercado negro durante o comunismo, Putin começou a implantar sua ditadura através de sucessivas mudanças institucionais, enquanto a comida chegava na mesa do povo pela relativa abertura econômica e pelo preço das commodites sobretudo o petróleo. E assim foi ficando, e está no poder há mais de duas décadas, faltando pouco pra superar o terrível reinado de Stálin.

Agora mostra os dentes com o caso da Ucrânia, país que foi oprimido por Stálin no início da década de 30, como o fenômeno do Holomodor, que significa simplesmente matança pela fome, quando morreram de fome cerca de 7 milhões de pessoas. Stálin expropriou os cereais dos camponeses, tachados de contra revolucionários, enquanto os intelectuais do ocidente cantavam loas ao socialismo.

Aproveitando-se da fraqueza do ocidente, com líderes mais do que fracos como Biden, e a pretexto de enfrentar a adesão da Ucrânia à OTAN, o urso russo não teve dúvidas. Ameaçou, e agora finalmente começou a invasão daquele país que etnicamente está cheio de russos, e deve colocar mais uma vez um governo títere, subserviente ao seu comando. Tudo isso claro com a anuência da China que quer dominar , e está em processo de dominação do mar da China, com pretensões de anexar a ilha de Taywan.

Com a derrota de Trump, tudo ficou mais fácil para essa gente, afinal fraqueza sempre atrai os lobos de plantão. Enquanto nos states se discute questões como gaysismo e ideologia de gênero os lobos totalitários fazem a festa. Vamos acompanhar o desenrolar dessa história, porém se houver uma guerra nuclear não sobra ninguém, só as baratas, dizem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRASIL - SITUAÇÃO AUTORITÁRIA - Rafael Brasil

  BRASIL - SITUAÇÃO AUTORITÁRIA - Rafael Brasil Para usarmos uma terminologia, digamos, da ciência política, tal qual no início do regime mi...