segunda-feira, 3 de agosto de 2015

"Prisão de José Dirceu: o forte impacto de um fato esperado", por Miriam Leitão O Globo

A prisão de José Dirceu não é um fato inesperado. Pelo contrário, tanto já se sabia que aconteceria que ele chegou a pedir por três vezes habeas corpus preventivo. 

Mas ele é emblemático. Primeiro, por ser José Dirceu a figura mais importante de todo o processo do mensalão. Ao ser novamente preso, cumprindo ainda prisão domiciliar por um escândalo, ele é acusado de ter praticado crimes durante o período que respondia ao processo do mensalão, era julgado alegando inocência, pagava a multa com recolhimento de donativos de simpatizantes e petistas, e ia preso levantando os punhos. Ele teria entrado em um escândalo enquanto enfrentava a Justiça em outro.
Segundo, porque José Dirceu sempre será uma figura emblemática do PT. Seu ex-presidente, ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente Lula, estrategista da legenda. Terceiro porque ele é figura ligada à luta contra a ditadura, o que torna ainda mais lamentável a sua suposta prática reiterada de delitos.
A repercussão do fato enfraquece ainda mais o governo da presidente que ele chamou de “companheira de armas”. Ainda que a presidente Dilma não esteja envolvida pessoalmente no caso, o grupo que a levou ao poder foi exatamente aquele no qual José Dirceu sempre teve proeminência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRASIL - SITUAÇÃO AUTORITÁRIA - Rafael Brasil

  BRASIL - SITUAÇÃO AUTORITÁRIA - Rafael Brasil Para usarmos uma terminologia, digamos, da ciência política, tal qual no início do regime mi...