sábado, 18 de maio de 2013

GRACILIANO, PITOMBAS E GENERALIZAÇÕES - RAFAEL BRASIL

Já dizia o velho Graciliano Ramos, um dos nossos escritores maiores, no livro infância, que, quando menino costumava associar coisas redondas com as pitombas. Logo descobriu que a generalização era um erro. Esse negócio de generalizar é coisa de primário fascista. 
Certa vez , li num blog conhecido, falando de um pastor pedófilo estuprador, enfim um tarado, comparando-o ao deputado Feliciano, e Silas Malafaia. Ora os três são essencialmente diferentes. Seria como dizer que todos os crentes são safados, no mínimo. E sabemos, que em todas as instituições existem pessoas com as mais diferentes índoles, sejam comunistas, socialistas, católicos , e vai por aí. Essa coisa de demonizar instituições, etnias, nacionalidades, pessoas com pensamentos divergentes, classes sociais, é coisa de fascista, para dizer o mínimo. Marilena Chauí, mostrou a dimensão máxima do pensamento obtuso ao dizer que odiava a classe média. Será que todos nós não prestamos? Devemos por isso procurar pertencer à classe operária, em busca da "purificação"? Ou mesmo dos "revolucionários" da USP? Quem não é do PT é um "fascista de ultra direita, católico, (que já está sendo considerado um palavrão para quem o é), fundamentalista religioso", e o escambau. 
Fascista é quem comunga certo tipo de pensamento. Todas as instituições sociais, são, antes de tudo, formadas por indivíduos. Graciliano era comunista, embora considerasse seus pares ideológicos " umas bestas", como ele dizia.  Em suas obras, imperou o indivíduo, com suas parcas alegrias, dores, ciúmes e tristezas. Afinal , por essas e outras, o velho Graça nunca compactuaria com a safadeza e a corrupção. Morreu pobre, como viveu. Deixou uma pequena grande obra, e por isso vai ser lembrado por gerações. Ao contrário de muitos "intelequituais" a soldo de um governo essencialmente corrupto e sem ética alguma. Aonde seu próprio líder máximo admite que todo mundo é corrupto. Igualzinho a ele. Ora, vão plantar batatas! 

2 comentários:

  1. Professor, o senhor voltou com tudo a publicar mais frequentes e cada vez mais interessantes textos. Quem ganha somos nós, admiradores; e até os detratores, porque aprendem algo também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. TUDO A VER COM A VISÃO PETISTA: ELES GOSTAM DE POBRE PORQUE DÃO VOTO PRO PT, GOSTAM DE RICO PORQUE DÃO DINHEIRO PRO PT. MAS ODEIAM A CLASSE MÉDIA QUE, NA SUA MAIORIA, NÃO DÁ NADA PARA O PT POR SER CABEÇAS PENSANTES. ESSA MEGERA PETISTA, MARILENA DO OIAPOQUE AO CHUÍ, INTELEKITWALL DE ESKERDA, VIVE SEMPRE ARROTANDO PÃO COM MARGARINA DEPOIS DE COMER SEU CAVIAR ESCONDIDINHO!!! VEJAM BEM QUE CONTRATEMPO DESSES PETRALHAS COMUNALHAS: ELES FORMAM UMA “ÇEITA” QUE ADORAM O REGIME CUBANO, PORÉM, ESTIMULAM E FACILITAM A REALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS EXTRAORDINARIAMENTE LUCRATIVOS E INCENTIVAM SEUS COMPARSAS A METEREM A MÃO PELUDA NO ERÁRIO SEM DÓ NEM PIEDADE. ROUBAM ATÉ UMAS “ZORA”...

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...