sexta-feira, 2 de novembro de 2018

"Dinheiro sujo", por J.R. Guzzo


A certa altura em uma entrevista já como o próximo presidente do Brasil, no último domingo, Jair Bolsonaro disse que seu governo, entre diversas outras coisas, vai “diminuir” as verbas que o Erário paga hoje a uma certa rede de televisão e a um certo jornal diário para publicarem anúncios de propaganda oficial. 
Há pelo menos um erro sério nessa promessa: o verbo “diminuir”. 
A única palavra correta no caso, já que ele tocou no assunto das relações entre imprensa e governo, é “acabar”. 
Para os dois, a televisão e o jornal? Sim, para os dois — e para todos os outros veículos de comunicação do Brasil, sem nenhuma exceção. 
Por que contentar-se em roubar menos da população que paga por tudo isso, se há a oportunidade de não roubar nada? 
É a coisa mais fácil do mundo. Não existe nenhuma lei que obrigue o governo a jogar dinheiro fora com a imprensa. 
Não é preciso pedir licença ao STF ou ao Congresso, por mais que ambos acabem passando mal com isso. 
Também não há que pedir autorização da ONU, como o PT poderia exigir. 
Basta decidir que a partir de 1º de janeiro de 2019 o Tesouro Nacional não pagará mais nem um tostão para publicar anúncios na mídia deste país.
O fato é que não poderia haver momento melhor para começar a limpeza dessa usina de lixo que se chama “área de comunicação social do governo”. 
A maioria dos jornalistas brasileiros, com a concordância de seus empregadores, está combatendo há meses numa guerra sem quartel contra os perigos de ditadura que, segundo eles, apareceram no Brasil com o novo presidente. 
Então: propaganda para as massas, elites e tudo o que vem no meio das duas é uma das armas mais perversas das tiranias em todo o mundo e em todas as épocas. 
Que tal ficarmos livres dessa — pelo menos dessa? Bolsonaro, ao acabar com tamanha lavagem cerebral, estaria fazendo um gesto de paz para acalmar um pouco os comunicadores. 
“Estão vendo?”, poderia perguntar. 
“Vou abrir mão dos bilhões que tenho para comprar a aprovação da opinião pública.” 
Os jornalistas e seus patrões, por seu lado, não poderiam reclamar por estar perdendo essa dinheirama — fica ruim, de fato, falar mal da ditadura porque o ditador parou de lhes pagar. 
Além do mais, por que não reclamam de nada hoje? 
Já recebem dinheiro sujo. 
Não ficará limpo com o fascismo que anunciam.
“Bolsonaro fala em ‘critério técnico’ para distribuir publicidade. Piada”
O fato, para não ficar enganando o leitor com complexidades que não existem, é que, de todos os 1 001 pés-de-ca­bra à disposição do governo para roubar dinheiro do contribuinte, a propaganda oficial é um dos mais hipócritas. 
Não tem nada de pública — ao contrário, é puro negócio privado, bom só para quem manda no governo, os donos e empregados dos órgãos de imprensa e todos os intermediários que se movem entre uns e outros. 
Não tem a menor utilidade para o cidadão. 
Também não há ninguém pedindo “comunicação”. 
Você já viu alguma multidão sair à rua exigindo “publicidade já”? 
Não existe em democracia alguma do planeta; ninguém jamais ouviu falar em “Inglaterra para Todos”, ou “Acelera, Holanda”. 
Em compensação, é oxigênio puro para ditaduras e governos de países subdesenvolvidos pelo mundo afora. 
Fala-se, é claro, na necessidade de publicar editais, leis, nomeações e outros atos do governo. 
Parem de fingir. 
Tudo isso pode ser escrito no Diário Oficial, que já é do poder público e tem de ser divulgado de qualquer jeito. 
Quem estiver interessado que compre — ou que se paguem os trocados que a mídia privada cobra por esse tipo de anúncio. 
Mas não é disso que estamos falando, não é mesmo? 
O que interessa é o dinheiro grosso que os governos pagam para dizer como são bons para você. Bolsonaro fala em “critérios técnicos” para distribuir a publicidade em seu governo. 
Que piada. 
Não há aí nada de critério nem de “técnico” — é puro desvio de dinheiro público para bolso privado.
Esqueçam as “campanhas de vacinação” que a mídia divulga em seu noticiário normal, ou “a obrigação de prestar contas ao público”. 
Quem está interessado, ou acredita, nisso? E os “pequenos veículos”, ou grandes, que morreriam sem a propaganda oficial? 
Problema deles — que arrumem leitores e anúncios privados para ganhar sua vida. 
A verdade é uma só: o cidadão vai economizar bilhões com o fim da “comunicação social transparente”, sem contar o que deixará de ser gasto com os milhares de funcionários empregados nesse falso serviço. 
Um governo que tem cerca de 800 000 servidores na ativa tem também a obrigação de tirar dali os que são realmente necessários para o trabalho de comunicação que realmente deve ser feito. 
O resto é safadeza.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...