quarta-feira, 18 de julho de 2018

ÉLIO GASPARI TROPEÇA NA HISTÓRIA - Rafael Brasil

Resultado de imagem para elio gaspari

Esta semana, o jornalista, e por que não dizer historiador, Élio Gaspari, comparou a prisão de Lula com o recolhimento de Getúlio em uma fazendinha em São Borja, quando silenciosamente fomentou sua volta ao poder, desta vez nos braços do povo. É sempre perigoso certos paralelismos históricos, sobretudo no calor dos acontecimentos, quando se sabe que Gaspari, sempre foi um homem de esquerda, e como muitos, estão desnorteados com a brutalidade dos fatos de corrupção sistêmica, aparelhamento do estado e aviltamento das parcas instituições democráticas que ainda temos.

Getúlio poderia ser preso pelos crimes que cometeu quando ditador, não por roubalheira. Mas foi eleito senador e foi o principal cabo eleitoral de Dutra, seu quase desafeto. Ao se recolher , colheu os frutos da impopularidade de Dutra, preparando a sua volta.
Lula está preso e por crimes comuns, de corrupção e lavagem de dinheiro. Da cadeia pode até levar seu poste para o segundo turno, mas vai ser difícil enfrentar a rejeição da classe média. Ainda mais que não se vê nenhum movimento de massas ou coisa parecida a se organizar para defender o ex presidente pelas vias , digamos, não institucionais. Como diria Marx, a História não se repete. Aliás, muitos outros disseram a mesma coisa antes dele, mas com outras palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...