quinta-feira, 16 de junho de 2016

TEMER SANGRA MAS CONTINUA VIVO - LEIAM AS NOTINHAS DO ANTAGONISTA

Temer continua vivo


Michel Temer sangra. Mas continua vivo.
É a opinião de quase todos os comentaristas sobre a denúncia de Sérgio Machado.
A Arko Advice resumiu a questão:
“A delação de Sérgio Machado envolvendo Michel Temer cria um grande constrangimento para o presidente. É desgastante e gera muito desconforto. Entretanto, é preciso relativizar seu conteúdo e impacto sobre Temer.
Machado afirma que o presidente teria pedido uma doação oficial para a campanha de Gabriel Chalita para a eleição municipal de São Paulo em 2012. A afirmação de que o pedido foi por uma doação oficial retira o peso da informação. Sérgio Machado diz que o contexto do pedido deixava claro que o presidente interino estava ajustando pedido de doações de recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Transpetro na forma de doação oficial para Chalita. É uma informação vaga de difícil comprovação”.

Potencial ofensivo

O Valor diz que a denúncia de Sérgio Machado contra Michel Temer “tem baixo potencial ofensivo”.
Por esse motivo, a Bolsa de Valores, ontem, depois de cair bruscamente, conseguiu se recuperar:
“Temer é citado na delação, mas de uma maneira indireta, com baixo potencial ofensivo. É embaraçoso, mas não letal. A principal história em que ele é mencionado é o do apoio à candidatura de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo em 2012.
Em uma conversa de Temer com Machado na Base Aérea de Brasília, houve o pedido, em setembro de 2012. Machado infere que Temer sabia da origem ilícita dos recursos, mas não o acusa diretamente. Diz que ‘o contexto da conversa deixava claro’ isso.
Em termos jurídicos, é difícil separar tal afirmação do simples achismo. Como a doação da Queiroz Galvão para o diretório nacional do PMDB, no valor de R$ 1,5 milhão, revestiu-se de caráter oficial, no caixa um, é ainda mais complexo a partir daí incriminar o presidente em exercício”.

A beleza do petrolão

A Folha de S. Paulo concorda que o estrago provocado pela denúncia de Sérgio Machado é relativo:
“Para Michel Temer, a acusação feita por Sérgio Machado é obviamente péssima, mas não é neste momento o maior dos problemas que a delação do ex-presidente da Transpetro lhe causa.
Para ser mortal, a citação, por ora, depende de informações complementares: a empreiteira confirmando a encomenda em seu nome, a operação ponta a ponta. A dificuldade de rastrear o dinheiro é a beleza, por assim dizer, do esquema revelado pela Lava Jato no petrolão.
O maior problema para o Planalto se chama hoje Renan Calheiros. Machado está para ele como Delcídio do Amaral estava para o PT: é um homem seu”.

Os registros da FAB

Assessores de Michel Temer disseram à Folha de S. Paulo que ele “não se recorda ter tido algum encontro com Sérgio Machado na Base Aérea de Brasília”.
Disseram também que, “para dirimir a dúvida, o Palácio do Planalto chegou até mesmo a pedir para a FAB registros de entrada e saída na Base Aérea em 2012”.
Onde estão esses registros?

Machado tem dono

Michel Temer, segundo a Folha de S. Paulo, disse à sua equipe “que não fez nenhum pedido de doação diretamente a Sérgio Machado, lembrando que ele era ligado ao PMDB do Senado”.
Esse é o ponto mais suspeito do relato do delator.
Michel Temer é um homem prudente. Por que ele pediria propina a um operador de seu maior adversário dentro do partido, Renan Calheiros?

Uma pessoa honrada

Se os investigadores demonstrarem que Michel Temer pediu propina a Sérgio Machado, ele está acabado.
Mas é claro que Dilma Rousseff não pode voltar.
As denúncias contra ela são muito mais graves do que as denúncias contra ele.
Dilma Rousseff recebeu centenas de milhões de reais em propina para suas campanhas. No caixa 1, no caixa 2 e no exterior. Michel Temer é acusado de ter pedido dinheiro para a campanha de outro candidato. No caixa 1.
A propina usada para financiar a campanha de Dilma Rousseff já está provada. A propina para financiar a campanha de Gabriel Chalita ainda nem está sendo investigada.
Dilma Rousseff participou do esquema no ministério das Minas e Energia, no Conselho da Petrobras, na Casa Civil e na presidência da República. Michel Temer participou do esquema como presidente do PMDB.
Se Dilma Rousseff, apesar disso tudo, é considerada uma pessoa honrada, o que dizer de Michel Temer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...