quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TVEJA: Digo a Joice Hasselmann porque é muito bom o projeto de José Serra que estabelece voto distrital para a eleição de vereadores de grandes cidades. E porque é má ideia o “distritão” estadual defendido pelo vice-presidente Michel Temer



Nessa conversa com Joice Hasselmann no programa “Aqui Entre Nós”, da TVEJA, eu considero muito boa a ideia do senador José Serra (PSDB-SP), transformada em projeto, que propõe a introdução do voto distrital no país — por ora, contudo, apenas nas eleições para vereadores nas 80 maiores cidades do país, o que significa abranger 40% do eleitorado brasileiro.
É uma forma muito inteligente de familiarizar o eleitor com o conceito de voto distrital: cada cidade seria dividida em um número de distritos igual ao número de vereadores a que tem direito.
Dando como exemplo a maior cidade do país, São Paulo, que tem 55 vereadores: a cidade, com seus quase 9 milhões de eleitores, seria dividida em exatamente 55 distritos, cada um com número semelhante de eleitores (algo como 160 mil eleitores cada). Em cada um desses distritos, a eleição seria decidida por voto majoritário — é eleito vereador quem tiver mais votos.
O eleitor paulistano, que atualmente precisa escolher seu vereador entre 1.200 candidatos, passaria a ter sua escolha reduzida a cinco, seis ou sete nomes, ligados à área em que vive, o que facilitaria a decisão, permitiria conhecer melhor o candidato e cobrá-lo depois de eleito. O vereador eleito, por sua vez, sendo de uma área restrita da cidade, conheceria melhor os problemas locais e seu próprio eleitorado.
Na mesma conversa, comento também o projeto do “distritão”, ideia do vice-presidente Michel Temer que transformaria cada Estado brasileiro em um distrito para as eleiçõeso de deputado federal e estadual, sendo eleitos os nomes mais votados — e pronto. Sem voto de legenda, sem coligação entre partidos, sem as confusas regras atuais.
Parece bom, mas não é. Vejam o vídeo para entender por que tenho essa opinião.
E obrigado pela audiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...