sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

SAINDO DE FININHO - RAFAEL BRASIL

Uma das mais velhas táticas políticas é sair de fininho, quando as coisas não vão bem. Se for bom eu faturo, se não, nada tenho a ver. Assim  sempre agiu Lula. Marta fala por ele. Quando as coisas  pelo menos aparentemente iam bem, ele era o grande mentor da “gerentona”. Que pensava que era economista, e nunca passou de uma burocrata carreirista. Só subiu na vida através dos infindáveis pistolões da política. 
Juntamente com os chamados “heterodoxos” desarrumou amplamente a economia, porque, dentre outras coisas, o equilíbrio das contas públicas seria coisa “da direita”. Ser esquerdista seria conviver com a inflação e o intervencionismo estatal cada vez mais exagerado, em nome da tão propalada “justiça social”. Lula começou a abrir as torneiras dando aumentos significativos à nomenclatura estatal, mais longeva do que a da extinta União Soviética, pois remonta o patrimonialismo português dos tempos coloniais. E ampliou com objetivos mais do que eleitoreiros os programas sociais, os quais deram a vitória, mesmo apertada a Dilma.
Ademais Lula não se esforçou tanto na campanha, apesar das baixarias que falou a respeito de Aécio Neves, na reta final. Talvez, maquiavelicamente, desejava uma vitória da oposição, que teria que dar o arrocho nas contas públicas, e Lula, depois de a economia arrumada, voltaria como o herói. Novamente, surfaria no esforço fiscal que Aécio prometia e que seria realmente  necessário tal a desarrumação econômica, aparecendo como o salvador da pátria, como convém a políticos populistas e carismáticos. Como na vida e na política nem sempre dois mais dois são quatro, está dando tudo errado. Já faz tempo que o petismo naufraga. Sobretudo nos grandes centros, nos setores que produzem e trabalham, para sermos mais sucintos.
Dilma pensava que era economista, agora com a vitória sem tanto apoio de Lula, acha que é política. Por essas e outras, a briga dos petistas com Dilma. Claro tem os cargos, mas o afundamento do PT, felizmente é inexorável. E esta briga na economia, heterodoxos versus ortodoxos, (estes tidos como conservadores) vem desde os anos cinquenta. Com a ampla vantagem dos chamados “progressistas” e nacionalistas, que mandam no país desde Getúlio Vargas. Por essas e outras estamos sempre no atraso. Desindustrialização crescente, e educação falida. A receita certa do fracasso.

Dos tempos de Vargas para cá, só tivemos realmente dois grandes momentos de abertura e racionalidade econômicas. Durante o governo Castelo Branco, que desaguou no tão propalado “milagre brasileiro” dos tempos do regime militar, e nas pequenas reformas empreendidas por FHC. Reformas que Lula assegurou mantendo a política econômica, principalmente no seu primeiro mandato.   Quando uma coisa parece que vai dar errado, vai dar mesmo. Só um idiota, ou um ingênuo, sem falar nos picaretas, acreditam no PT. E quando o barco começa a afundar, os ratos pulam primeiro. Mas isso é apenas o começo. Dilma é um desastre, não só na economia, como na política. E o que vem por aí terá muitas emoções. Logo sai a lista dos políticos do petrolão. Vamos ver.    

Um comentário:

  1. LULA É UM GANGSTER, ELEGEU UMA ANTA, NO ENTANTO, O PAÍS FOI "GOVERNADO" POR UM CAFAJESTÃO CHAMADO JOÃO SANTANA. ESSE SIM É QUEM MANDA NESSE GOVERNO DE MERDA, ATÉ O DISCURSO DE POSSE FOI UM OBRA DE FICÇÃO ELEITORAL, ELABORADA POR ELE. TÁ RECLAMANDO DO MERCADANTE? NÃO FOI ESSE "CIDADÃO" QUE UM DIA, O LANÇOU AO GOVERNO DE SÃO PAULO? LULA SEU IMBECIL! QUEM MANDA NESSE PARDIEIRO É O JOÃO SANTANA, TITULAR DA PASTA DO MINISTÉRIO DE ASSASSINATO DE RUPTACÔES PARA O PT SER CHUTADO NO TRASEIRO, O QUE FALTA É A “GOTA D’ÁGUA”. UM SÓ GESTO DE IMPACTO, UM “ESTRONDO” QUALQUER, DESENCADEARIA COM CERTEZA TODA UMA REVOLUÇÃO, MELHOR DITO, O “ESTOURO-DA-BOIADA. MAS A SOCIEDADE CIVIL FOI IMOBILIZADA PELO GOVERNO QUE DEVERIA DAR-LHE SEGURANÇA E NÃO DÁ. NINGUÉM NEM TÊM COMO DAR O PRIMEIRO “ESTRONDO”. SÓ TÊM EQUIPAMENTOS QUE CAUSAM “ESTRONDOS” OS BANDIDOS E OS FROUXOS HABILITADOS PARA TÊ-LOS, MAS QUE NÃO TÊM CORAGEM DE USÁ-LOS EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL, DEMOCRACIA, E MESMO DIREITOS HUMANOS.


    P.S.: - Esse é o Brasil maravilha que lula pariu e Dilma ainda amamenta, Só que, um dia o leite seca. O impeachment vem aí. É agora ou nunca!!!

    ResponderExcluir

INFLAÇÃO E DESGOVERNO - RAFAEL BRASIL

  Ate um orangotango amestrado sabe que crise fiscal, quando o governo gasta mais do que arrecada, dá em inflação, que afeta mais os pobres,...