sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Polícia mata suspeitos de ataque ao jornal ‘Charlie Hebdo’


Polícia mata suspeitos de ataque ao jornal ‘Charlie Hebdo’

(Foto: Michel Spingler/AP)
Viaturas da polícia francesa em um dos locais onde reféns eram mantidos na tarde desta sexta-feira (Foto: Michel Spingler/AP)
Refém mantido pelos irmãos Chérif e Said Kouachi foi libertado, segundo imprensa francesa
Reportagem publicada no jornal O Globo
Após horas de cerco, a polícia francesa matou nesta sexta-feira os irmãos Chérif e Said Kouachi, suspeitos do atentado contra o jornalCharlie Hebdo. Eles mantinham um refém em uma gráfica no Norte da França, que foi libertado pelas forças de segurança, segundo a imprensa francesa. Em outra operação, a polícia matou um homem ligado aos irmãos Kouachi, que invadiu uma mercearia no Leste de Paris.
(Imagem: O Globo)
A cronologia dos ataques na França (Imagem: O Globo)
A cidade de Dammartin-en-Goêle, onde fica a gráfica Création Tendance Decouverte, foi totalmente bloqueada e esvaziada por milhares de policiais, com helicópteros sobrevoando a área. Segundo Yves Albarello, deputado de Dammartin-en-Goêle, nas primeiras negociações com a polícia, os suspeitos teriam declarado desejar “morrer como mártires”. Foram ouvidos tiros no local.
O tráfego aéreo do aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle, situado nas proximidades, foi alterado: os pilotos encaminham sua rota de aterrissagem pelo sul.
Ainda não se sabe a identidade do refém. Há relatos de que poderia ser um homem de 28 anos, que deveria estar na gráfica no momento do ataque, e sua família não consegue contatá-lo.
O centro hospitalar de Seine-et-Marne foi colocado em estado de alerta para eventualmente receber feridos. O general Dennis Favier, diretor-geral da Polícia Nacional que havia liderado o assalto ao Airbus sequestrado por islamistas argelinos em 1994, comanda as operações em Dammartin-en-Goêle.
O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, solicitou a colaboração de todos no entorno para que a operação de resgate do refém e de prisão dos fugitivos possa se desenvolver da melhor forma possível, e pediu que todos permaneçam em suas casas e fechem suas janelas.
Imagem aérea mostra onde os suspeitos estariam escondidos, na Gráfica Création Tendance Decouverte, na pequena comunidade de Dammartin-en-Goele (Imagem: O Globo/Agências de notícia)
Imagem aérea mostra onde os suspeitos estariam escondidos, na Gráfica Création Tendance Decouverte, na pequena comunidade de Dammartin-en-Goele (Imagem: O Globo/agências de notícia)
Alunos em três escolas primárias em Dammartin-en-Goêle foram orientados a ficarem dentro de suas salas de aula, de acordo com a imprensa francesa. Em uma das instituições, estudantes exibem nas janelas folhas de papal com a inscrição “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie).
Mais cedo, os suspeitos interceptaram o motorista de uma Peugeot 206 cinza para roubar o veículo. Reconhecidos pelo condutor, a polícia foi avisada. Na perseguição, os dois irmãos Kouachi, fortemente armados, se refugiaram na empresa.
‘FRANÇA EM CHOQUE’
O presidente francês, François Hollande, se deslocou a pé até o Ministério do Interior, ao lado do Palácio do Eliseu, para acompanhar da célula de crise lá instalada o desenrolar das operações.
Hollande disse que a “França está choque” e conclamou a população a participar das manifestações em Paris e outras cidades da França, mas assinalou que os cidadãos que devem decidir por eles mesmos.
Ele disse ainda que a resposta ao terrorismo deve ser dada em escala mundial. No domingo, haverá uma reunião dos ministros do Interior europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DITADURA CLEPTOCRÁTICA TOGADA - RAFAEL BRASIL

A ditadura cleptocrática togada, do consórcio PT/ STF, se baseia nos princípios fundamentais de qualquer ditadura comunista. Terrorismo de e...