domingo, 16 de novembro de 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO “Tem muita gente em Brasília sem dormir nos últimos dias” Senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, sobre a nova fase da Lava Jato




EMPREITEIRO DO PETROLÃO É VELHO CONHECIDO DA PF

O presidente da empreiteira OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, é velho conhecido das páginas policiais: foi citado pelo Ministério Público em 2012 como um dos acusados de desvio de dinheiro na construção da Av. Jornalista Roberto Marinho, na gestão de Paulo Maluf na prefeitura de São Paulo. Junto a diretores da OAS e da Mendes Júnior, ele foi acusado de pagar R$ 22 milhões em propinas ao ex-prefeito.

‘HABITUÊ’

Outro empreiteiro cuja prisão foi decretada na Lava Jato, Dalton Avancini (Camargo Corrêa) estava enrolado no caso Senasa, em 2011.

PROCESSO ABERTO

O caso Senasa motivou prisões de 11 pessoas por corrupção em contratos na Senasa em Campinas. Até o então prefeito foi cassado.

USO DO CACHIMBO

A OAS prosperou à sombra de ACM. Controlada pelo genro do líder baiano, diziam que a sigla era as iniciais de “Obrigado, Amigo Sogro”.

PENSANDO BEM…

…todos as empreiteiras enroladas na Laja Jato estão presentes em dez de cada dez escândalos de assalto aos cofres públicos no Brasil.

ACORDO GARANTE VITAL NO TCU E CARDOZO NO STF

O PMDB do senador Renan Calheiros (AL) resolveu apadrinhar a indicação de Vital do Rêgo (PB), presidente da CPI e da CPMI da Petrobras, ao cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Em contrapartida, o PMDB oferece a aprovação rápida da indicação do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para a vaga de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal. E tudo fica dominado.

QUE VERGONHA…

No TCU, Vital do Rêgo, pretende substituir o ministro José Jorge, que apurou o roubo de R$ 3 bilhões na estatal Petrobras.

PIZZAIOLO

Assim como nas CPIs que preside, Vital do Rêgo, engavetador-geral do Petrolão, promete ao Planalto especializar-se em receitas de pizza.

TOME TENTO

Amigos de Vital do Rêgo temem que ele se empenhe de tal forma em sepultar o escândalo que acabe contaminado pelo Petrolão.

BATMAN ERA SÓ O ROBIN

No STF, a toga de Joaquim Barbosa rendeu a ele o apelido “Batman”, mas depois da corajosa atuação do juiz Sérgio Moro, herói da Lava Jato, o ex-presidente do STF está mais para o coadjuvante “Robin”.

A FILA ANDA

Uma vez presos os executivos de grandes empreiteiras ligadas à Petrobras, o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), acredita que os próximos desdobramentos da operação Lava Jato envolverão políticos.

PERGUNTA EM MANDARIM

Se a China chamou o caso do servidor público que tinha 37kg de ouro em casa de “pequeno funcionário, corrupção gigante”, o que diria dos dirigentes de empreiteiras do Petrolão antes de mandá-los ao paredão?

VELHA NOVIDADE

O Brasil só supera a Índia (185º.) no ranking de risco de suborno empresarial em 197 países, diz a ONG canadense Trace Matrix. Na Rússia (149º) e na China (137º) a possibilidade de propina diminui.

AINDA DÓI MUITO

Desde que perdeu o filho Eduardo Campos em acidente de avião, há três meses, a ministra Ana Arraes continua muito triste, segundo relatam colegas ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

HOMEM A HOMEM

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) vai esperar a reforma ministerial para montar o seu gabinete paralelo, que vai monitorar minuciosamente as contas e as decisões do governo até seu final, em 2018.

SEIS POR MEIA DÚZIA

Com seis deputados a menos, o PCdoB briga para manter o Ministério dos Esportes, alegando que elegeu o governador do Maranhão, Flávio Dino. Está difícil. Para Dilma, o que importa é o tamanho da bancada.

QUEDA DE BRAÇO

José Sarney espera emplacar o deputado Gastão Vieira (MA) de volta ao comando do Ministério do Turismo. Já o senador Renan Calheiros (AL) deseja a manutenção do atual ministro, Vinicius Lages.

PENSANDO BEM...

...a Petrobras apresentar balanço sem aval da auditoria equivale a aumentar o condomínio do prédio com o síndico preso.


PODER SEM PUDOR

A CAVALARIA DO GENERAL

Victorino Freire visitou o general Eurico Gaspar Dutra, no Rio de Janeiro, na sua permanente conspiração para derrubar o presidente João Goulart.

- Assis Brasil diz que tem as divisões de Cavalaria para pegar e rasgar qualquer um... - disse Freire, preocupado.

- Divisão de Cavalaria do Assis Brasil? Só se for de Cavalo Branco...

Dutra se referia, maldoso, à marca do uísque favorito do general que chefiava a Casa Militar de Jango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...