07/06/2014
às 17:30 \ Tema LivreVÍDEO ESPETACULAR e INÉDITO: 56 anos depois, brasileiros podem sentir a emoção de assistir à Seleção ganhando sua primeira Copa do Mundo
Uma maravilha, uma joia: com o Brasil atrás do hexal, os torcedores têm a oportunidade inédita de assistir ao jogo que rendeu à Seleção a primeira taça, em 1958, na Suécia.
Na época, quando ainda não havia transmissão ao vivo, os brasileiros puderam acompanhar o jogo contra a Suécia apenas pelo rádio. Bom tempo depois, pelos telejornais do cinema que, porém, passavam trechos de partidas.
A emoção de ver o Brasil vencer de 5 a 2 o time da casa não foi o suficiente.
Determinado a ver o jogo completo com narração em português, o engenheiro Carlos Augusto Marconi, de 64 anos, um entusiasta da telecinagem (digitalização de filmes antigos), dedicou-se à tarefa de unir imagens e sons para recriar a partida realizada em Estocolmo há 56 anos.
Em 2006, Marconi conseguiu um vídeo sueco com falas em russo. Por coincidência, alguns meses depois, encontrou em um sebo um LP com a narração dos locutores Edson Leite e Pedro Luiz, da Rádio Bandeirantes. O áudio, no entanto, era insuficiente, já que tinha duração de apenas 60 minutos.
Na tentativa de completar a narração do jogo, Marconi foi atrás de outras gravações. Encontrou uma da Rádio Nacional do Rio, que também estava incompleta depois de um dos discos ter se quebrado.
Com apenas 15 minutos de áudio faltando, o engenheiro deu-se por satisfeito. Fez uma colcha de retalhos com as duas gravações e incluiu o som do estádio, retirado de um filme inglês que já possuía, ao fundo da trilha, para soar mais natural.
A produção, que conta inclusive com replays das principais jogadas, foi concluída em 2008, e disponibilizada no YouTube no mês passado a pedido da Folha de S. Paulo.
Confiram o resultado e guardem o link, pois vale a pena:
Nenhum comentário:
Postar um comentário