segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BRASIL E CUBA









Praticamente nada mudou na relação do governo brasileiro com a ditadura cubana. Que tenta a todo o custo se remodelar, para manter-se no poder até aonde deus sabe quando. Muitos apontam para uma saída à la chinesa, implantando o capitalismo de estado, coisa que muitos petistas querem para o Brasil. Só que, diferentemente da China, que sempre teve uma tradição manufatureira milenar, Cuba nunca teve uma indústria de peso, vivendo basicamente do turismo e da agricultura do fumo e da cana de açúcar.

ABERTURA ECONÔMICA EM CUBA

O governo cubano vem abrindo gradualmente a economia. Já poermite negócios privados, como pequenos quiosques e restaurantes populares. A agricultura e a pecuária, nas mãos do estado, sempre foram improdutivas, comparadas com a iniciativa privada. Na ex União Soviética, quatro por cento da agricultura que estavam em mãos privadas, eram responsáveis por mais de cinquenta por cento da produção. Na China, depois da tomada do poder por Deng Xiao Ping, aos poucos a produtividade agrícola foi sendo restabelecida com a reintrodução do capitalismo no campo. A estatização foi um fracasso econômico e uma grande brutalidade política, com a desestruturação econômica e a morte também pela repressão de cerca de trinta milhões de almas, isto na ex URSS.

QUAL A SAÍDA?

Talvez a saída desta enrascada política e econômica que Cuba se meteu seja através do próprio partido comunista, que tudo e a toodos controla. O PCC e o exército, que é seu apêndice, são talvez as únicas forças organizadas do país aptas a fazer a transição capitalista. As oposições são reprimidas no nascedouro. Os EUA tem medo de uma grande invasão de famintos, agravando a questão dos imigrantes, caso haja uma transição tumultuada.

TRADIÇÃO DEMOCRÁTICA E DILMA

Dilma não vai visitar a oposição, para não ferir os cacarecos governantes da ilha. Lembre-mo-nos que Jimmy Carter, quando presidente dos Estados Unidos não só visitou as oposições, mas deu declarações condenando a falta de direitos humanos contra presos políticos, por parte do governo militar. Dilma deveria lembrar disso, mas como era marxista leninista, queria usar a democracia para implantar sua ditadurazinha do proletariado, tal qual a do povo cubano que quer se ver livre, com mais de cinquanta anos de opressão.

STÁLIN

Mandava matar os soldados russos que haviam participado do front ocidental, quando voltavam vivos ao país. É que eles viam as condições econômicas e sociais na Europa, mesmo destroçada pela guerra, e poderiam ser uns elementos de propaganda negativa ao regime. Stálin também mandou matar muitos combatentes comunistas que lutaram na guerra civil espanhora ao lado da própria URSS. Muy amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...