domingo, 18 de agosto de 2013

DÁ-LHE BARBOSA! Rafael Brasil


Foi bom o carão que Barbosa deu em Lewandovski. É uma vergonha que um país se mobilize para prender ladrões. E ainda tem sujeitos como Lewandovski para melar o julgamento em favor dos larápios. Muitos falaram em falta de educação e coisa e tal. Para que educação diante de um vendido descaradamente aos bandidos do governo? E que, comprovadamente, quando presidente do TRE deu uma mãozinha para aprovar as contas da presidente, caso que está sob investigação da própria justiça eleitoral. É preciso punição de juízes que vivem em conluio com políticos, sobretudo os comprovadamente corruptos. Pesquisa feita nos tempos em que Nelson Jobim era ministro da justiça, comprovou que a maioria dos juízes se submetem aos chefetes políticos municipais, ou mesmo regionais. Mesmo nos grotões, onde a cidadania quase não existe e o coronelismo modernoso impera.
É preciso uma verdadeira reforma institucional no país. Precisamos, insisto, de nossa segunda transição. A primeira já faz quase trinta anos , que foi a transição democrática. A segunda seria de aperfeiçoamento institucional. Precisamos, desde ontem, de uma grande reforma no estado, e em todas as instituições democráticas. O negócio é: radicalizar na democracia, em todos os níveis. Como diriam os marxistas, a atual superestrutura impede o crescimento, ou expansão da estrutura econômica. O estado é o maior empecilho para tal crescimento. O povo cobra transparência, eficiência e mais democracia. Quem conseguir capitalizar as insatisfações populares será candidato a estadista. Porém no momento não temos este líder, pois são todos fraquinhos, podemos dizer assim, e os partidos simplesmente não existem. Viraram tudo de um mesmo. Como diz o matuto, é preciso mudar de "fio a pavio". Se não, de crise em crise iremos para o buraco do imponderável. Só não vê quem é cego. Ou mama no sistema.

EDUCAÇÃO

O prefeito de São Paulo, finalmente jogou a toalha. Vai voltar ao tradicionalismo, pelo menos em parte. Cobrar desempenho dos alunos e celeridade dos professores. Uns obrigando os outros a estudar. Passar deveres de casa, e cobrar notas de desempenho. Se não tiverem bom desempenho, os alunos terão aulas de reforço nas férias, e se não conseguirem êxito, reprovação. Quando estudava morria de medo de levar pau, por isso acabava estudando. Claro o que gostava mesmo era de jogar bola e vagabundar. Se não  estudasse, minha vó me botava de castigo, proibindo em parte estas atividades mais lúdicas. Também quando fazia bagunça e era suspenso por indisciplina, me dava uma boa surra, antes do castigo. O pouco que estudei devo a ela, a velha e boa Maria Irenita Souto Maior. Nunca tive quaisquer traumas por essas pisas. Como era preguiçoso e sonso, deveria ter levado mais, pois a velha ainda era muito condescendente comigo, porque me amava. Hoje as famílias querem proteger seus potenciais marginais. Que não respeitam nada, a começar pelas próprias famílias. Mas ainda é só o começo. No Brasil nossos dirigentes fazem de tudo para evitar o óbvio. Sem ordem não existe educação. Ordem e respeito à hierarquia. E, claro a família. Como sempre repetia minha vó, um velho ditado: "Educação de casa vai à praça". É isso aí. 

2 comentários:

  1. No caso do Barbosa sempre pensei do seu modo, apesar de ter achado o Haddad um péssimo ministro, fez uma boa ação com à volta das notas,no entanto o que pode melhorar essa educação de verdade , é à aplicação de um código escolar sério, fato mencionado por você , em outras postagens.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rafael,

    Permita-me a intimidade com um grande mestre da terra do meu amigo Zezinho, mas, combinamos em tantos pontos de vista que já me sinto um pouco íntima, no bom sentido, é claro. Adorei seu escrito sobre o affaire Barbosa X Lewandowsky. Este último já merece umas boas e contundentes pauladas, há tempos.

    Quanta a parte da educação, mesmo sem ter a honra de ser professora (poucos estudos formais), quanto a questão de aluna eu concordo plenamente. Cheguei, muitas vezes, da escola de Dona Lourdes Cardoso, minha professara em Bom Conselho, com as mãos inchadas de bolos e nem dizia a minha mãe, porque levaria outros, como prometia.

    Aproveito a oportunidade para agradecer o convite para aparecer em sua casa, que muito me lisonjeou. Quem sabe um dia. Se aparecer, será de supetão devido a ser caçada por forças ocultas de Bom Conselho, que já se espraiam pelo o Agreste Meridional, tendo sido meu nome riscado da “tábuas” até do Roberto Almeida, além de de outros. Mas, continuamos na luta.

    Admiro Caetés por ter pessoas como você (até agora único correligionário do PLP, que como a REDE de Marina, ainda não vingou), o Hadriel e o Zezinho, que, tenho certeza, comigo à frente, daí partirá o verdadeiro movimento Endireita Brasil. E já proponho aceitar o Lula, depois de 2014 quando ele pendurará as chuteiras de vez, isto é, se ele explicar o problema com a Rosemary, passando a respeitar sua esposa.

    Um grande abraço de uma fã do seu blog

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...