quarta-feira, 29 de março de 2017

"O Brasil tem cerca de 17 mil sindicatos" - "O imposto sindical é um dinheiro fácil" - com O Antagonista

"O Brasil tem cerca de 17 mil sindicatos"


Rogério Marinho, relator da reforma trabalhista na Câmara, disse a O Antagonista estar convencido da necessidade de acabar com a obrigatoriedade do imposto sindical.
"O Brasil tem cerca de 17 mil sindicatos. Esse número por si só é uma demonstração cabal de que há uma distorção."
No entender do deputado, com o fim da obrigatoriedade, os sindicatos terão de desenvolver ações sérias para convencer os trabalhadores a contribuírem.
"Vamos separar o joio do trigo."
Marinho acredita em "sindicatos sérios".

"O imposto sindical é um dinheiro fácil"

O imposto sindical obrigatório tem que acabar.
Permitam-nos reproduzir na íntegra editorial de O Globo sobre o assunto:
"O tempo correu, Lula e CUT chegaram ao poder, e as bandeiras do passado foram recolhidas. Há na CUT quem ainda balbucie algum argumento contra o imposto. Mas nada em voz alta. O então presidente Lula esqueceu as lutas do final da década de 70/início de 80, e até oficializou as centrais, por medida provisória, colocando-as dentro do aparato legal varguista, tão alvejado por ele e metalúrgicos 30 anos antes. O objetivo de despejar nas centrais dinheiro público, do imposto, foi atingido —, e sem precisar de prestação de contas. Uma festa."
"Tudo o que Lula e sindicalistas do ABC defendiam no final da década de 70 é verdade: o imposto sindical, retirado pelo Estado, de forma compulsória, do salário de todos — o equivalente a um dia de trabalho —, é um dinheiro fácil, que acomoda os dirigentes e os coloca distantes da massa de trabalhadores. Perdem representatividade."
"Estima-se em R$ 3 bilhões anuais a arrecadação, distribuídos entre 10.123 sindicatos, dado de 2015. Eis por que há sempre grupos de supostos representantes de categorias em busca de alvarás, no Ministério do Trabalho, para criar o próprio sindicato. É um rentável negócio, como demonstram incontáveis reportagens sobre esquemas que se especializaram em privatizar este dinheiro público."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...