quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

"Sugestões", por Ruy Castro Folha de São Paulo




Ninguém me pediu, mas aqui vão sugestões de orelhada para alguns problemas da atualidade.

1. Começam a proliferar no Carnaval carioca os blocos clandestinos, que não pedem autorização para sair, provocam confusão no trânsito e desfilam fora do roteiro dos banheiros químicos. Com isso, haja botequins e restaurantes pelo caminho, além dos becos e ruas transversais. Sugestão: uso obrigatório de uma popular fantasia dos velhos Carnavais, a de bebê, com touca, babador, camisinha de pagão e calcinha –só que esta, agora, equipada com fralda descartável.

2. Os "black blocs" voltaram a se infiltrar nas manifestações, destruindo patrimônio alheio e infernizando a vida do povo para dar prejuízo aos capitalistas sangrentos. São filmados quebrando tudo e levados presos, mas rapidamente soltos por seus advogados sob o argumento de que não é possível identificá-los sob as máscaras. Sugestão: identificá-los pela cor do capuz, modelo da jaqueta, características dos adereços de mão –porretes, martelos, tesouras, estiletes– e estilo de ataque às vitrines. O estilo é o homem.

3. Os interrogados pelo Ministério Público e pela Operação Lava Jato insistem em não se lembrar ou desconhecer que pessoas sob suas ordens levaram anos assaltando a Petrobras e outras instituições em benefício próprio ou de interesses políticos. Sugestão: para a falta de memória, o velho Fosfosol.

4. Para o alegado desconhecimento de fatos cometidos sob suas barbas, seria o caso de submetê-los ao detector de mentiras. É o aparelho que mede alterações do pulso, batimentos cardíacos e contrações musculares quando o interrogado é submetido a certas perguntas. Mas o detector é um procedimento apenas auxiliar. 

Há quem seja tão sincero ao mentir que ele não pode ser usado como prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...