Tal qual os socialistas do século XX a ideologia petista ainda acredita na "luta de classes", que é uma das categorias marxistas mais fuleiras. Só os macacos amestrados da Coréia do Norte adotam tal discurso e a velharia do partido comunista cubano. E muito mais , ou para a justificação ideológica para a opressão interna, ou para a propaganda pura e simples. O pior é que os petistas ainda usam estas categorias, mas para justificar o assalto ao estado. E ainda tem imbecil, posando de intelectual que ainda acredita nesta lorota. Só sendo uma verdadeira besta quadrada.
Quiseram racializar o Brasil com o tal de sistema de cotas, isto num país essencialmente mestiço. Gilberto Freire em 1933 sec. XX já mostrara de uma forma belíssima a nossa formação que gerou a mestiçagem. Agora vieram com o negócio da luta de classes. A verdadeira luta de classes acontece quando TODOS OS POBRES QUEREM SAIR DA POBREZA E A SOCIEDADE OFERECE CONDIÇÕES DE MOBILIDADE SOCIAL. Em outras palavras, num lugar aonde quem se esforça e persevera tem condições de subir na vida. Simples, não? E a quem não consegue sair da pobreza absoluta, que tenha uma renda mínima, mas numa perspectiva de sair da pobreza.
Aliás, historicamente falando, a verdadeira classe operária no séc. XX ficaria mesmo com a social democracia. Que abriria as portas para o chamado estado de bem estar social, que aliás precisa ser reformado pois está à beira da falência sobretudo pelo aumento da expectativa de vida. Não só as pessoas podem se aposentar mais velhas, como não seria possível poucas pessoas que estão no mercado de trabalho sustentar hordas cada vez maiores de inativos. A nossa própria previdência, há anos está quebrada, mas ninguém fala nada. Enfim é preciso discutir seriamente o país, fora de clichês ou ideologias já bolorentas.
É preciso pensar o Brasil do futuro. Novas lideranças surgirão, mas o trabalho de desideologização esquerdista das instituições, sobretudo as de ensino vai demorar. Ademais, a burrice nacional não tem limites. E a burrice "depromada" é certamente a pior, pois o burro toma ares de inteligente.
Rafael, seu artigo tem méritos. O único senão foi matar os comunistas do Vietnã e de Cuba de vergonha por terem sido colocados em má companhia. Sugiro que você acumule à sua (boa) memória um pouco de história, ou seja, Memória e História se retroalimentando na busca de um mundo melhor. Ah, que tal trocar os links da Veja por outra revista com memória mais representativa? Quem sabe a Época?
ResponderExcluir