quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O QUE É SER "NORDESTINO'? RAFAEL BRASIL

Para quem não sabe, o termo nordestino só começa a aparecer, tanto no sentido geográfico, quanto no cultural, depois da chamada revolução de 30, no limiar do processo de formação de uma embrionária tecnoburocracia federal, juntamente com a centralização administrativa e política  do governo Vargas. Assim nos nos ensina o historiador Evaldo Cabral de Melo, sobrinho do grande poeta João Cabral de Melo Neto. Antes era sul e norte. Ou para os mais bairristas, norte e sul.
A região que hoje chamamos de nordeste do Brasil, mais especialmente a joia da coroa, a capitania de Pernambuco, foi, até meados do século XVIII a região mais rica, pois era produtora do principal produto de exportação, o açúcar. Tanto que os holandeses a cobiçaram e ocuparam a região. Assim, passaram mais de duas décadas por aqui, em meados do século XVII. 
Segundo Gilberto Freyre, as terras de massapê, eram todas usadas na plantação da cana de açúcar. Por isto, não raro, se passava fome na colônia, e os escravos eram muito mal alimentados. A coroa portuguesa incentivava o plantio de mandioca para minorar os efeitos da fome, mesmo na capitania mais rica. 
A interiorização da região deu-se pela criação de gado. Não só pela carne, mas também pelo couro, produto muito valioso na época, pois ainda não existia o malfadado plástico. Assim, trabalhadores pobres, muitos livres, e também escravos libertos, vieram ocupar o interior, o agreste e o sertão.
Como estes trabalhadores já eram miscigenados, "preavam" índias e faziam família. Moravam em casebres de sapé e dormiam em camas de varas. Estas atividades, representavam, cerca de um por cento da economia do litoral. Por essas e outras, a grande maioria do povo do interior é cabocla, isto é, mistura de negros, europeus, com a predominância de índios. 
O que hoje chamam de nordeste é uma região multicultural por excelência. Além da multiculturalidade étnica, temos a multiculturalidade geográfica propriamente dita. A chamada zona da mata é muito diferente do semi árido, o nosso querido sertão. Como também é muito diferente o Maranhão, geograficamente ligado a hoje denominada região norte do país.  
Por essas e outras é tão rica a nossa cultura popular. Por exemplo, o samba de coco daqui do agreste é muito diferente do da zona da mata. E vai por aí. 
Economicamente, nossa região, desde o período colonial, sempre teve uma maciça presença do estado. Com a decadência da economia açucareira, a decadência se fez sentir, sobretudo em Recife, antigo grande centro comercial da região. 
A economia do agreste e do sertão ficou restrita à agricultura de subsistência, e da pecuária, com relações trabalhistas quase servis. Daí o banditismo e os movimentos de cunho religioso, como o de Canudos, e logo depois o mito de Lampíão. 
O certo é que, mesmo com forte intervenção estatal (lembram-se da SUDENE?) o atraso continuou na região. Agricultura atrasada, e indústria, mesmo as incipientes como a indústria têxtil em franca decadência desde a segunda metade do século XX. 
Nosso povo é pobre, e falta investimentos na região. Suape foi um grande projeto para Pernambuco, e foi gerado pelos tecnocratas inovadores ligados ao regime militar, como Eraldo Gueiros, e Marco Maciel. Graças a essas pessoas Pernambuco está bem melhor, com uma politica de atração de investimentos. Ou seja, apesar do atraso, temos ilhas de progresso. 
Quem pensar que, quem mudou Pernambuco foi Eduardo Campos está enganado. Claro, ele teve o mérito de manter o estado focado na atração de investimentos, sejam estatais ou privados, nacionais ou estrangeiros. Este novo perfil foi dado por Jarbas, junto com Marco Maciel e sua equipe, que saneou o estado depois de administrações desastrosas  
 Precisamos romper as barreiras da miséria, mas isso só se consegue é com abertura econômica e sobretudo com educação de qualidade. Com a permanência e até o aumento dos programas sociais, estamos criando verdadeiras gerações de "NEM NEM". Ou seja, àqueles que nem estudam nem trabalham. Se estudam não aprendem, pois as escolas são verdadeiros depósitos de crianças e adolescentes. Uma verdadeira lástima. Claro, nem todo mundo é moderno por ter votado em Aécio nem tampouco quem votou no PT é essencialmente atrasado. Mas se valer do medo dos pobres e miseráveis, fazendo terrorismo na eleição, acusando os adversários de querer tirar tais benefícios é de lascar. Aliás nem os milicos fizeram tal coisa. Seria como se membros da antiga ARENA tenham intimidado os eleitores  ameaçando-os de perderem as aposentadorias do antigo FUNRURAL que foram criadas no tempo do general presidente Médici. 
Sou nordestino, mais ligado à chamada cultura sertaneja. Votei contra o PT pois não suporto ver nosso pobre povo vivendo de esmolas. Um grande e criativo povo é bom que se diga. Só com o dinheiro dos investimentos e da educação podemos ver a região livre das esmolas e do coronelismo. Inclusive o novo coronelismo, que são os pequenos marajás dos grotões desta imensa e bela região. Viva o povo nordestino, e abaixo os idiotas de todas as regiões. Àqueles que querem racializar e dividir a nação. Uma banana para eles!  

3 comentários:

  1. Prezado Rafael, acabamos de trocar "posts" contrários no Blog do Reinaldo Azevedo da Veja.com.
    Eu apenas gostaria de lembrar-lhe que a Revolução de 32, foi um levante pela instalação de uma Constituição, tanto é que todo dia 9 de Julho, comemoramos o Dia da Revolução CONSTITUCIONALISTA! No google você pode encontrar bons relatos históricos sobre o que foi MMDC e assim por diante.
    Falar que esse assunto separatista já foi tentado é desconhecer a Verdadeira História do Brasil, e sim acreditar numa MENTIRA que na época foi amplamente divulgada pelo então Getulio Vargas.
    Getulio Vargas realizou uma campanha difamatória em todo o País dizendo que SP queria separar-se do resto do país, e conseguiu com essa bobagem arrebanhar apoios de outros estados que se alinharam com o poder central na época sediado no RJ.
    Agora com os meios de comunicação e mídia de acesso rápido, este expediente não consegue prosperar nos demais estados, principalmente naqueles do sul e sudeste (exceto MG e RJ que preferiram ficar do lado podre). e mais, agora é separatista mesmo, e não constitucionalista como foi em 32, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, prezado Ze Rocha, que num simples artigo não deu para mencionar o movimento de 32 tão belamente relatado por Oswald de Andrade em Oc Condenados. Porém separatismo é bobagem. O que precisamos, isto sim, é de uma ampla reforma federativa. Isso seria coisa para estadista, o que infelizmente não temos. Também o nível dos debates tem sido cada vez mais sofrível, não? Obrigado pela atenção. Rafael Brasil.

      Excluir
  2. Esse Governo atual nao vai promover reformas federativas pelo simples que e ser extremamente centralizadr.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...