quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Suécia não quer saber de sediar Olimpíadas porque o custo é muito alto

22/01/2014
 às 21:35 \ CorrupçãoDemocracia

Suécia não quer saber de sediar Olimpíadas porque o custo é muito alto

Fonte: BBC
A Suécia é, para a esquerda, o exemplo de socialismo que deu certo. Falso. Puro mito. A Suécia “deu certo” porque teve capitalismo liberal, e com isso se deu ao luxo de criar um enorme estado de bem-estar social. Faliu no começo da década de 1990. Reformou-se, ou seja, adotou mudanças liberais, privatizou, flexibilizou mercado de trabalho e por aí vai. Tem muito mais liberdade econômica que o Brasil, por exemplo.
Melhorou de situação. Mas o fardo do welfare state ainda é enorme. O país não vai de vento em popa como alguns pensam, e deixou até o keynesiano Paul Krugman perplexo recentemente, por conta da crise de endividamento. O país escandinavo enfrenta sérios problemas por conta do modelo estatizante com elevados gastos públicos. A ponto de ter rejeitado a candidatura para sediar as Olimpíadas em 2022:
Três argumentos centrais orientaram a decisão, confirmada na sexta-feira: para os políticos suecos a cidade tem prioridades mais importantes, a conta dos gastos para realizar o evento na cidade seria alta demais, e um eventual prejuízo com a organização dos Jogos teria que ser coberta com o dinheiro dos contribuintes.
“Não posso recomendar à Assembleia Municipal que dê prioridade à realização de um evento olímpico”, disse o prefeito de Estocolmo, Sten Nordin, em declarações publicadas neste sábado pelo jornal Dagens Nyheter. “Precisamos priorizar outras necessidades, como a construção de mais moradia na cidade.”
[...]
“Quando se trata de custos deste calibre, os cidadãos que pagam impostos exigem de seus políticos mais do que previsões otimistas e boas intuições. Não é possível conciliar um projeto de sediar os Jogos Olímpicos com as prioridades de Estocolmo em termos de habitação, desenvolvimento e providência social”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente da capital sueca, Per Ankersjö, em artigo publicado quinta-feira no jornal Dagens Nyheter.
Deve ser terrível viver em um país desses! Ainda bem que estamos no Brasil, onde as prioridades já foram atendidas a contento, temos saneamento para todos, moradias decentes, infraestrutura de primeiro mundo, hospitais de ponta, escolas excelentes e tudo mais. Por isso podemos destinar recursos escassos para estádios novos até em Manaus! E ai de quem reclamar: um antipatriota que odeia o país e deveria se mudar para Miami.
O governo petista, de olho apenas nas eleições, resolveu importar milhares de escravos, digo, médicos cubanos. Seria o caso de perguntar: podemos importar políticos suecos para colocar no lugar dessa turma toda?
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...