quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BRASIL E CUBA - RAFAEL BRASIL


Depois da mesada soviética, a situação de Cuba está em petição de miséria, como diria minha avó, Georgina Brasil, vovó Zina. O isolamento e a ditadura comunista transformou o país em um grande favelão. Ninguém sabe como esta transição (para o capitalismo) vai ocorrer. Se a soldo do velho partido comunista, o único permitido no país, seguindo o modelo chinês de capitalismo de estado, ou se as mudanças venham com a democracia, e a abertura natural para os EUA. Afinal, a maior fonte de renda do país é o dinheiro dos exilados de Miami. O turismo vem depois seguido do açúcar e do tabaco.
Com a abertura, virá muito dinheiro. Primordialmente norte-americano, claro. O Brasil está ajudando Cuba, na sua infraestrutura, com a inauguração de um grande porto financiado pelo BNDES. Vá lá que o Brasil tenha suas pretensões comerciais na ilha, mas o principal motivo da ajuda foi notadamente ideológico. Afinal, Cuba enfeitiçou milhões de jovens latino-americanos com sua bela lenda da revolução. Deu em sofrimento e pobreza. E claro muita corrupção, pois sem ela ninguém vive ganhando dez dólares por mês. O que existe é o velho capitalismo operando,  na clandestinidade. É o que por lá se chama de mercado negro. De certa forma, todo mundo tem que ser corrupto para sobreviver. Quase todos roubam do estado. Os que não conseguem estão lascados. Sem pão nem liberdade.
Diferentemente dos cubanos reais, o governo brasileiro vê o país com os olhos do passado. De uma utopia que se tornaria cruel em todo o mundo no sangrento século XX.  É isso que dá projetos de engenharia social. Na democracia, podemos conhecer e discutir nossos defeitos, e a política é o meio de saná-los. Processualmente. Quem não sabe que precisamos de amplas reformas?  É um sistema muito imperfeito. Mas se ditaduras e nacionalismos, de direita ou esquerda resolvessem, nossa América Latina seria um exemplo de desenvolvimento. E só em pensar que o que foi investido neste porto, foi mais do que em uma década foi investido em SUAPE em Pernambuco  e no porto de Pecém,  no Ceará. Até parece que temos uma infra estrutura pelo menos razoável.  É o Brasil. É mais de uma década da imbecilidade no poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...