segunda-feira, 29 de julho de 2013

RAFAEL BRASIL: 'O PAPA E A CONSUMAÇÃO DA "REVOLUÇÃO CONSERVADORA" NA IGREJA

O PAPA E A CONSUMAÇÃO DA “REVOLUÇÃO CONSERVADORA” NA IGREJA

Minha foto
Os discursos do papa condizem completamente com os objetivos estratégicos da Igreja Católica Romana no século XXI, semente plantada cuidadosamente por Ratzinger, semeada por João Paulo II, e consolidada por Bento VI (o próprio Ratzinger), e seu sucessor Francisco I. Uma lição de estratégia política, fundada em um sólido escopo filosófico, que deixaria um marxista morto de inveja. Pelo menos no tocante a tática e estratégia política. Claro, as questões levantadas  por Francisco colocam a igreja em franca posição no sentido da volta à evangelização, contra a ideologização, leia-se os “progressistas”, e contra o relativismo politico e ideológico que questiona e até tem posições iconoclastas, não só em relação à Igreja Católica, mas também outros segmentos do cristianismo e as demais religiões. Em outros termos, contra o chamado pensamento “politicamente correto” tão em voga em certas rodas "intelectualizadas", inclusive ligadas ao pensamento universitário, ou acadêmico, aonde ainda impera o tosco materialismo marxista, ou pseudo, como queiram chamar.
Quando o papa fala em revolução, ele faz um jogo de palavras, contradizendo o próprio termo. O que ele pede, em outras palavras, é uma “revolução conservadora”, uma contradição em termos. Revolução significa mudança rápida, e o papa prega a permanência. Permanência dos dogmas religiosos, contra um clima de relativismo radical. A favor do casamento, claro heterossexual, contra os lobbies, sobretudo na igreja, onde chegou a atuar o lobbie homossexual dentro do Vaticano, e os escândalos financeiros.
Enfim, os discursos do papa significam a expansão de uma igreja cada vez mais conservadora, embora modernizada em sua forma de se apresentar, o que para muitos seria uma nova marquetagem, embora seja evidentemente muito mais do que isso. O que existe é a confirmação de uma doutrina mais conservadora, não só com a manutenção dos dogmas, mas como sua própria afirmação. Afinal, não existe religião sem dogmas, afinal, como disse o papa, desde a sua posse, a igreja não é uma ONG.
Claro, a mais importante questão , digamos política, é o avanço dos evangélicos. Para isso, a igreja deve partir para o tradicionalismo, para as famílias, função que foi ocupada pelos evangélicos, diante dos equívocos mais do que evidentes dos chamados defensores da “teologia da libertação”. Não por acaso é a posição da igreja a favor do ecumenismo. Muitos evangélicos amaram o papa. E a Igreja sorriu, bastava ver o rosto dos padres, freiras e bispos. Ainda em relação aos dogmas , o papa reafirmou a posição da igreja em não ordenar mulheres. Afinal, a igreja tem 2013 anos, e não é o movimento feminista  que  vai fazê-la mudar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...