quinta-feira, 30 de maio de 2013

MAIS SOBRE A SUSPENSÃO DO JOGO NO MARACANÃ

Liminar suspende teste crucial para Maracanã

Atualizado em  30 de maio, 2013 - 18:53 (Brasília) 21:53 GMT
Maracanã, em foto de 15 de maio (Reuters)
Justiça alegou motivos de segurança para impedir amistoso no Maracanã
Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro proferida no final da tarde desta quinta-feira suspendeu a realização no estádio do Maracanã do amistoso entre Brasil e Inglaterra, marcado para o próximo domingo. A medida tem caráter liminar, e o governo do Rio já anunciou estar recorrendo da sentença.
O jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Inglaterra deve ser o primeiro grande teste do Maracanã após a reforma realizada no estádio para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio, a decisão foi tomada pela juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda Pública e que está no plantão judiciário.
A magistrada deferiu a ação do Ministério Público (MP) do Estado que pede a suspensão do jogo do próximo domingo e de outros eventos no local, alegando que o estádio do Maracanã não oferece condições de segurança e higiene para o público.
Ainda de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, a ação civil pública do MP que pede a suspensão do amistoso foi proposta contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), seu presidente, José Maria Marin, e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo.
A assessoria do TJ ressalta que a decisão tem caráter liminar e que cabe recurso contra ela.

Recursos

Pouco após o anúncio da suspensão do amistoso, o governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou uma nota à imprensa em que afirmou já estar recorrendo da decisão.
Na nota, o governo afirmou que "todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil Inglaterra foram cumpridos" e alega que, devido a uma "falha burocrática", o laudo da Polícia Militar que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã "não havia sido entregue à Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pela administração dos complexos esportivos do Estado)".
De acordo com o governo, o laudo a respeito da segurança do estádio será encaminhado ao plantão judiciário juntamente com o recurso contra a decisão que pede a suspensão do amistoso.

Inauguração

No último dia 27 de abril, o estádio foi inaugurado com um evento-teste que contou apenas com 30% de sua capacidade total de de 78.639 pessoas.
Cercada de polêmicas, a reforma do Maracanã custou R$ 1,049 bilhão, valor bastante superior ao previsto em sua licitação, de R$ 705 milhões.
O novo estádio será administrado por um consórcio formado pela empreiteira Odebrecht – que já é uma das encarregadas pela reforma do estádio –, pela empresa IMX, do empresário Eike Batista, e pela companhia de origem americana AEG.
O processo para a concessão do estádio à iniciativa privada também foi cercado por controvérsias e reviravoltas e chegou a ser por duas vezes suspenso após ações do Ministério Público, que foram posteriormente revertidas.
O estádio deve ser palco das partidas finais da Copa das Confederações – que começa no próximo dia 15 de junho – e da Copa do Mundo de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...