quarta-feira, 13 de março de 2013

LEIAM - LUCINHA PEIXOTO



Papa Chico I, vá lá. Papa Lula I, não!





Eu hoje assisti a uma festa maravilhosa, lá em Roma. Não tínhamos um papa morto mas chegou um papa novo. Fiquei tão emocionada que fiquei servindo de repórter por um dia para a AGD. Para quem gosta de Rede Globo como eu gosto, o meu sonho mesmo seria ser repórter por um dia no Fantástico. Mas, quem não tem cão caça com o gato.

Falava da festa, na qual foi anunciado o novo papa. Surpresa mundial, pelo que se dizia, desta vez do favoritismo, até dos brasileiros. Vi, alguém comentando, não sei onde, de que ficou com ciúme não porque não foi um brasileiro, mas sim porque foi um argentino. Eu, não vou mentir, nem omitir, porque não sei qual o pecado maior, porém, que gostaria que não fosse um argentino, eu gostaria. Deus, no entanto, quis assim, e nós católicos estamos felizes por ter um novo papa, que agora não é mais argentino e sim mundial.

Eu adoraria que ele tivesse se chamado de Júlio, que é o nome do meu neto mais velho. Já houve papas Júlios. Parecem que foram o I, II e III. Júlio IV seria melhor do que Francisco I. Eu eu digo o porquê, já que sou brasileira.

Vocês conhecem alguém chamado Francisco? Só as mães dos Franciscos os conhecem. Em Bom Conselho não conheci nenhuma pessoa chamada Francisco. Eu, pelo menos não conheci nenhum, a não ser São Francisco.

Antes que alguém diga que eu não sou eu e nem sde Bom Conselho sou, e já digo, que conheci o Chico Cardoso, o Chico Félix, o Chico Peinha, o Chico de Matos, Chico Doido, etc. Mas, Francisco, nenhum.

Então, aqui no Brasil não teremos o Papa Francisco I e sim o Papa Chico I, o que não é um bom nome, quando vamos ver os seus sinônimos. Vamos apelar para que São Francisco ilumine a cabeça dos brasileiros, para que no Encontro da Juventude no Rio, a multidão não cante:

“Chico, cadê você, eu vim aqui só prá te ver!”

Eu ainda não sei se o novo papa é bem humorado e iria ficar satisfeito com o côro, que fatalmente virá se o pessoal não pensar em São Francisco. E agora lembro, e ainda o nome me dá arrepio quando penso que alguém, que me assedia tanto, também se chama Xico Pitomba.

Eu sei também da briga que existe entre Brasil e Argentina por causa do futebol e porque de alguma forma vivíamos competindo por uma hegemonia na América Latina, e que cessou, porque o peronismo arrasou a Argentina e o lulo/petismo está arrasando o Brasil. Então Chávez passou a perna nos dois com a estória de “bolivarianismo” que não passa de trambicagem caudilhesca.

Sendo assim não difícil deduzir que os nossos “irmãos” portenhos vão se sentir nas nuvens, quando nós, que somos o maior país católico do continente não temos nem um papa. Deus me perdoe, mas, eu fiquei um pouco sentida sim. Só seria pior se fosse eleito um brasileiro e ele quisesse se chamar Luís. Aí eu teria que protestar. Lula I. não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...