quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CAETÉS: RESTINHO DO AUTORITARISMO

Publiquei aqui no blog, algumas fotografias de populares, felizes com a vitória de Armando. Procurei destacar a alegria nos rostos daquela gente humilde, sobretudo os que sofreram perseguições quase que constantes da nefasta ditadura familiar instalada no município há mais de vinte anos. Muitas pessoas, inclusive, deixaram praticamente de falar comigo porque eu sempre fui de oposição. Alguns, fugiam de minha casa, como o diabo foge da cruz. Um sujeito, conhecido de nossa família desde a infância, foi se explicar a membros da oligarquia, porque tomou umas cervejas na minha casa, num dia desses de sábado, ha alguns anos atrás. Muitos primos, e até irmãos deixaram de se falar, por questões políticas. Outro amigo meu de infância, me disse que um irmão do patriarca foi lhe tomar satisfações, porque ele votava contra, e estava criticando a  administração "democrática" da oligarquia. Um sujeito, parente do patriarca, me disse que uma vez que tomou umas cervejas aqui em casa, logo no outro dia recebeu um telefonema do Recife, o alertando contra a "ousadia". Ou seja, tentavam partidarizar de vez as emoções. 
Pois este amigo que saiu no blog, é porteiro da escola em que trabalho, foi afastado porque estava feliz por votar em Armando. Como ele é efetivo, deve ficar em casa, encostado. Ridículo! Ao apagar das luzes da oligarquia, eles ainda perseguem. É um ódio doentio. Felizmente, logo estas pessoas vão embora. E que o diabo os carregue.  Ô gente ruim!

HAJA GARAPA

Comenta-se aqui  que, num sitio perto da cidade, estavam preparando um churrasco para a cúpula da oligarquia comemorar a vitória em Caetés. Como a dita vitória não veio, a cozinheira, ao invés de preparar carne. preparou litros e mais litros de garapa. Muitos tremiam, e choravam derramando lágrimas aos borbotões. É. um dia a casa cai. Não se pode brincar com a benevolência do povo todo o tempo. Dizem que o chororô ainda continua. Muitos ganhavam sem trabalhar. Eram os mensaleiros da prefeitura. Outros eram militantes permanentes, e ficavam vigiando as pessoas recalcitrantes. E Os que operavam o "sistema" se exibiam com seus carrões. Estavam inconsoláveis, pois terão que trabalhar para se sustentar. Coisa difícil na cabeça de um malandro.

MORDOMIAS

Tinha gente por aqui que há mais de vinte anos não sabe o preço da gasolina, e até seus automóveis eram regiamente pagos pela prefeitura. Também muitos não sabiam o valor de uma feira. Botavam tudo na conta da prefeitura. A prefeitura ficou devendo a inúmeros mercadinhos que vendiam estas, digamos, "cestas básicas" especiais. Que de básicas nada tinham. Alguns mercados deixavam estas feiras nas residências destes cidadãos. Que moram em casas construídas também pela prefeitura. Daí o choro com a perda do poder. Ô prefeiturinha boa! Por essas e outras, as lágrimas ainda rolam. Chora, coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...