sexta-feira, 4 de maio de 2012

POBRE EDUCAÇÃO

Vi, na televisão estarrecido, que no Rio de Janeiro  vão botar a polícia dentro das escolas para "garantir a ordem". Engraçado. Muitos "educadores" de plantão, bagunçam a escola, depois vão chamar a polícia. Vai ver que a polícia também assistirá aulas de construtivismo. É a prova mais cabal da falência do sistema. Em todos os sentidos.

DISCIPLINA

Se fosse presidente, chamava para ministro da educação, um padre jesuíta. Com cartão verde para punir a vagabundagem em voga. É preciso disciplina, sem a qual nada se faz. Como dar aulas com meninos ignorantes conversando? Vá conversar na China! Ou mesmo na Alemanha? Por que não um castigo, ou mesmo uma suspensão, desde que comunicada à família, e o aluno devidamente acompanhado? Por que o jovem de hoje não pode ser contrariado? O professor é quem sofre com essa história. Mal pago, e mal preparado, bem ou mal é ele que enfrenta a turba. Aliás, para muitos educadores, os vagabundos são essencialmente os rebeldes de amanhã, os possíveis futuros reformadores sociais.

ESCOLAS MILITARES

Segundo um primo, velho e amigo, uma das coisas boas do exército é a disciplina. E para estudar é preciso muita. Por essas e outras, os colégios militares são os melhores do país, sobretudo nas áreas de ciência e tecnologia. Eles selecionam e impõem disciplina. Quem não quiser, rua. Que procure outra instituição. O prêmio para os alunos é uma boa formação. E a maioria , inclusive do povão, gosta de ordem. E o professor, deve se destacar, sobretudo pela sua competência. E ser respeitado por isso, além da conduta ética, é claro.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

É o que tem avançado nas últimas décadas, mostrando as entranhas do nosso sistema falido. É preciso voltar a utilizar o mátodo fonético na alfabetização. É muito mais fácil e eficaz, e não impede que novas concepções de ensino sejam experimentadas. Por isso é utilizado majoritariamente em todo o mundo. Priorizar o ensino técnico e científico com a implantação de laboratórios nas escolas, e o consequente treinamento de professores. Aliás as escolas também precisam de boas bibliotecas, com a assinatura de inúmeras revistas e jornais. E o espaço esportivo, claro, além, de atividades extras, como teatro e música.

HORÁRIO PEDAGÓGICO

Nunca é respeitado. As aulas raramente começam na hora, e , por isso, são perdidas milhares de horas por ano. Deveria ser feita uma campanha nacional pelo cumprimento do horário pedagógico. Aliás, brasileiro não respeita horários. Isto pode ser engraçado para alguns, mas é coisa de subdesenvolvido. Bem está tudo errado, e não precisamos reinventar a roda. Só os idiotas da objetividade pensam assim, como diria Nélson Rodrigues. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...