sábado, 21 de abril de 2012

"NEGRO E ANALFABETO"

Era assim que os adversários, jocosamente, no mínimo, o chamavam em Capoeiras, numa campanha de extremo baixo nível. Como se toda a população fosse constituída de arianos, louros , de olhos azuis, e não majoritariamente mestiça , como no nosso agreste. Analfabeto, como se fosse um cidadão bruto, afeito a maus tratos, ou mesmo um indivíduo cuja principal característica seria a brutalidade e a falta de educação. Foi assim durante a campanha política, onde Dudu enfrentou seus adversários. Uma campanha suja, racista, e por isso mesmo anti-democrática. No mínimo mal educada.
O conheci pessoalmente no fórum da cidade, quando ele reclamava sobre o baixo nível da campanha, coisa comum em embates políticos na cidade. Ele estava lá, justamente para interpelar judicialmente seus algozes, liguas sujas. À primeira vista achei um homem calmo e educado. Já sabia que era um empresário muito bem sucedido para os padrões da região, comerciante atuando no setor de secos e molhados, e que desde menino trabalhava feito um mouro, razão primordial do seu sucesso. Só esta semana, por intermédio de Roberto Almeida, meu velho amigo e irmão, tive a oportunidade de conversar com ele, sobretudo sobre plolítica e administração. Fiquei maravilhado, com sua calma e educação, sobretudo ressaltando sua prática de não responder às baixarias de ninguém. Lembrei-me logo de meu pai, o velho Rafael Brasil, que nunca subiu num palanque para detratar ninguém. Tal qual Marco Maciel, seu amigo, de  quem era fã.
Falou-me entusiasticamente sobre sua administração, e como encontrou a prefeitura. Didaticamente, disse que a cidade tinha pelo menos treze pendências sérias com o governo federal. Dentre elas, o sucateamento da previdência , e o não ,pagamento do plano de carreira do professorado. Destas, sanou todas, organizou a administração, renovou toda a frota da prefeitura, com a aquisição de novos ônibus escolares, e máquinas para fazer barreiros e pequenois açudes, e está pagando o piso dos professores, inclusive pagando as sobras , recomendação do governo federam com o FUNDEB. Paga os salários religiosdamente em dia, e está recuperando a saúde, antes sucateada. Alegremente falou que conseguiu mais de duas mil bicicletas para os estudantes, e estava estusiasmado para fazer mais. Esta foi a resposta a seus mal-educados adversários. Educação e trabalho.
Lembrei a ele a situação de Caetés. Lula , como presidente da terra, poderia ter feito uma verdadeira revolução no município. Porém , inadimplente com o governo federal, quase nenhuma obra veio para a cidade. Sobretudo por causa da ganância do grupo dominante, de financiar campanhas para deputado, quebrando, ou mesmo desarrumando as parcas finanças públicas. Os salários são aviltantes, os professores , estes em sua maioria contratados, recebem bem abaixo do piso, e a saúde agoniza. Falta água na cidade, e sobretudo na populosa e pobre zona rural. Hoje Capoeiras respira. Caetés agoniza. O prefeito é um laranja, e completamente ausente. A cidade é "administrada" a partir do Recife, e o grupo do prefeito só aparece em tempos de eleições, ou mesmo de festas.
Claro, já tinha conhecimento de sua administração. Mas gostei muito da pessoa. Um homem extremamente educado e de fala mansa, está na prática educando muitas pessoas que o detrataram, sobretudo sob o manto do racismo, e do preconceito social, que são duas atitudes que abomino radicalmente. Parabéns prefeito, contunue assim. Capoeiras e sua boa gente merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...