Como a maior empresa estatal, a Petrobrás também é uma gigante no setor petrolífero mundial. Desde a campanha pelo monopólio estatal consumada nos anos cinquenta sob a batuta do nacionalismo getulista, que a estatal consolida o monopólio, sobretudo da exploração, no país. Aqui, se o sujeito achar petróleo no quintal, tem que entregar a estatal. Ou mesmo vender para ela. Afinal, o que se pergunta é em que a estatal melhorou a vida dos brasileiros? A produção de uma gasolina mais barata? Nos EUA o litro de gasolina sai por um real e cinquenta. Lá não tem monopólio, ao contrário, desde há muito, tem leis antimonopolistas. No lugar da gigante estatal, não seria melhor termos mais empresas , inclusive as estrangeiras trabalhando no setor? O triste é o intervencionismo estatal, que quer engessar as atividades econômicas, impedindo o real desenvolvimento das forças produtivas. Ainda mais nossa gasolina é uma das piores do mundo, ainda adcionada de álcool e agora água. Será que em qualquer país civilizado o governo resolve autocraticamente colocar mais água na gasolina sem consultar os consumidores, dando bananas para todos? É àquela conversa: se o consumidor não sai ganhando, muitas outras pessoas saem. Daí a sacralização das estatais. As corporações não deixam fazer mudanças claro, para não perderem a boquinha. E os políticos para utilizarem a empresa a seu bel prazer. Coisa de subdesenvolvido. É bom lembrar que a falsamente declarada autossuficiência proclamada por Lula, deveu-se a quebra do monopólio patrocinada durante o governo de Fernando Henrique, quando a produção explodiu. Antes, a petrossauro nem explorava, nem deixava os outros explorar, deixando com nós, consumidores a, conta. Ademais, seja estatal ou privada, todas não teriam que pagar os impostos? Ainda mais livraria o governo de fazer operações obscuras para injetar capitais com o dinheiro do povo nesta malfadada empresa, como ocorre habitualmente. Em outras palavras, a questão não é o gigantismo da empresa. É a obscuridade do funcionamento dos monopólios. Obscuridade e desfuncionalidade, digamos assim.
Quantos milhões já perdemos com o monopólio? Só Deus sabe. O finado Paulo Francis dizia que apoiaria uma ditadura esclarecida ( se é que isso existe, ressaltava) para, num prazo estabelecido, digamos dois meses, abrir a caixa preta da empresa, e também do judiciário. Coisas impossíveis neste país. Sim, ao chamar a empresa de Petrossauro, estou imitando o grande Roberto Campos, que até onde pode viver, (mais de oitenta anos) denunciou a farsa desta estatal e de outras menos votadas. Seria mais fácil um camelo passar num buraco de agulha, do que deixarem abrir o caixa preta da empresa. Mas certamente, muitos sabidos lucram muito com este monopólio. Aliás , só existem estatais no setor no Brasil Venezuela e México. Então o restante do mundo está errado, e nós , latino-americanos estamos certos? Não me façam rir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
INFLAÇÃO E DESGOVERNO - RAFAEL BRASIL
Ate um orangotango amestrado sabe que crise fiscal, quando o governo gasta mais do que arrecada, dá em inflação, que afeta mais os pobres,...
-
Na ditadura togada do consórcio esquerdista PT STF temos casos mais do que escabrosos, além dos quase um milhar de inocentes presos no fat...
-
O bispo de Garanhuns, um tal de Jackson Nóbrega de Souza juntamente com outros 153 bispos assinam nota contra Bolsonaro. Uma carta ridíc...
-
O golpe em Bolsonaro começa a ser arquitetado amanhã. Não deu pelo congresso, agora a cleptocracia vai de STF, foi marcada para amahã o...
Professor FAÉ essa notícia é muito importante para CAETÉS e região.Nossa pequena cidade terá um representante na ALEPE.Sei que muitos irão se regozijar e sei também que poucos irão morrer de ódio e inveja.Mas está sacramentado:
ResponderExcluirZÉ DA LUZ NOSSO NOVO DEPUTADO ESTADUAL,é mole.
Frente Popular perde vaga na Assembleia
Edição de segunda-feira, 28 de março de 2011 Com a derrubada da Ficha Limpa pelo STF, recontagem de votos elege mais um candidato do PHS
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a lei da Ficha Limpa não se aplica à eleição de 2010 vai alterar mais um posto na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A coligação Frente Popular de Pernambuco deve perder uma cadeira, a ocupada por Francismar Pontes (PTB), que seria preenchida por José Luiz Lima Sampaio do PHS. Pontes ficaria como primeiro suplente e provavelmente voltaria à Casa para ocupar vaga em função da convocação de deputados da coligação para ocupar postos no primeiro escalão do governo de Eduardo Campos (PSB).
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) indeferiu nove candidaturas durante o processo de registro para a eleição do ano passado, com base na lei da Ficha Limpa. Os candidatos conseguiram disputar o pleito respaldados por recursos legais. ´Essas candidaturas tiveram seus votos computados à parte, não contabilizados no total de votos válidos do pleito, até o julgamento dos recursos`, explicou o consultor Maurício Romão em artigo publicado em seu blog.
As candidaturas inicialmente impugnadas, e que deverão ser reconsideradas à partir da decisão do STF, tiveram 100.205 votos, distribuídos pelo PR (33.152), PHS (29.507), PMDB (16.524), PRP (9.500), PSDC (5.354), PTC (3.549), e PP (2.619). ´A agregação dessas votações ao pleito de 2010 modifica os votos válidos dos respectivos partidos, os votos válidos das coligações das quais os partidos são componentes, os votos válidos totais do pleito e, por via de conseqüência, o quociente eleitoral`, acrescentou Romão.
A Frente Popular de Pernambuco aumentou o total de votos válidos, mas perdeu uma vaga porque houve um aumento no quociente eleitoral. Com os novos números, na partição das sobras a coligação conquistou três cadeiras por média que, somadas as 29 obtidas diretamente pelo quociente partidário, resultaram em 32 vagas. O PHS, por sua vez obteve duas cadeiras diretamente e, na distribuição de sobras obteve mais uma.
Einstein,recief/PE
E agora, professor, o governo está reestatizando a Vale. Nunca se viu coisa tão nefasta quanto ações de pessoas que odeiam a propriedade privada. Um horror.
ResponderExcluirHadriel considerar uma empresa cujo capital nosso governo detém mais de 65% dela,como privada é muita ignorância ou falta de conhecimento.
ResponderExcluirTomaz Turbando/Caetés
Fala ai do duble de deputado einsteinjega.
ResponderExcluirO autentico Albert Einstein, deve esta se rebulindo e dizendo onde ele estiver a sua famosa frase "Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas"
Eduardo do Vale
Zé sem luz ficou na praia...
ResponderExcluirque beleza danada. o coisa boa.
Para os invejosos de plantão em Caetés.CHUPEM ESSA MANGA.
ResponderExcluirA inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.
Miguel Cervantes. O termómetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes.
Salvador Dalí. A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come.
Francisco Quevedo. Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios.
Séneca. Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.
Ésquilo. Quem afirma que não é feliz, poderia sê-lo com a felicidade do próximo, se a inveja lhe não tirasse esse último recurso. Os ataques da inveja são os únicos em que o agressor, se pudesse, preferia fazer o papel da vítima.
Niceto Zamora. A inveja de muitos anuncia o merecimento de alguns.
Marquês de Maricá.
Einstein,recife/PE
Jean de La Bruyère
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluireinstein endoidou tá muito doidão, malucão.
ResponderExcluirNão adianta copiar e colar pensamentos alheios, ficou mais que provado que a frase do Verdadeiro Albert Einstein, que coloquei em outro comentário cada vez mais lhe cai bem, vou coloca-la novamente, pois o pobre "einstein" sentiu o golpe, ai vai "Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas”.