quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Como Lula chegou ao andar de cima - POR FELIPE MOURA BRASIL


VEJA Bem com Felipe Moura Brasil

Por: Felipe Moura Brasil  
Na TVeja:
“O colunista Felipe Moura Brasil mescla as notícias do sítio e do tríplex de Lula com vídeos antigos de discursos do ex-presidente. O resultado é tragicômico. Acompanhe!”
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

2 comentários:

  1. Em janeiro, afastada das lides diárias do jornalismo, acompanhei de longe a abertura da temporada de caça a Lula. O que se prenunciava desde o início do ano ficou claro em 27 de janeiro com a Operação Triplo X, que a pretexto de investigar lavagem de dinheiro pela OAS através da venda de apartamentos no Edifício Solaris, mirou Lula e o tríplex que ele cogitou comprar mas nunca adquiriu. De lá para cá os caçadores se espalharam e se armaram, obtendo agora do juiz Sergio Moro a autorização para abrir um inquérito específico destinado a investigar se as empreiteiras beneficiaram Lula ilegalmente através de obras num sítio de amigos de sua família.

    Se Lula não tem um tríplex, o crime estará em ter pensando em possuí-lo? Há muitos meses eu o ouvi contar a amigos o que dissera a sua mulher Marisa para que desistissem do apartamento e resgatassem o valor da cota já pago. "Marisa, eles nunca vão nos aceitar como vizinhos num prédio como aquele. Não vão querer andar de elevador com a gente. Vamos desistir disso antes que comecem os aborrecimentos". Era tarde, vieram mais que aborrecimentos. Vieram acusações difusas, sem forma clara, sem fundamentos sólidos mas corrosivas para o mito. O "tríplex do Lula" passou a existir no imaginário popular, embora não exista na escritura.

    Agora, com o novo inquérito, querem provar que o sítio de Atibaia não é de seus donos, mas de Lula. E que empreiteiras investigadas pela Lava Jato investiram nele numa forma indireta de pagar propina ao ex-presidente. É isso que querem provar, embora não digam. Mas no imaginário popular a narrativa já colou. Outra ferida no mito.

    Feri-lo porém não basta. A destruição de um mito exige mais, exige sua completa humilhação, exige a retirada de toda e qualquer aura de veneração e respeito. Para isso será preciso processar, condenar, trucidar. Será preciso prender Lula. É a este ponto que desejam chegar os caçadores de Lula, para que nada reste da admiração pelo presidente que saiu da miséria extrema do Nordeste, tornou-se operário, liderou greves, fundou um partido, aceitou as derrotas e um dia venceu a eleição presidencial, tornando-se o presidente brasileiro mais popular internamente e o mais conhecido e respeitado lá fora. "O cara", como disse Obama, precisa ser reduzido a pó.

    Lula talvez tenha subestimado a sanha dos caçadores e se atrasado na defesa. Certamente cometeu alguns erros na estratégia de defesa. Do PT combalido, pouco pode esperar. Mas certamente algo ainda espera dos que ainda acreditam nele. Se planeja em algum momento denunciar à sua base política e social a natureza política da caçada que enfrenta, o momento chegou. A hora é de crise para todos e isso não favorece reações populares. Mas ainda que seja como prestação de contas aos que o levaram à glória e assistem à sua destruição sem ouvir um chamado, Lula precisa fazê-lo.

    ResponderExcluir
  2. É patética a defesa do líder da maior quadrilha política jamais instalada no poder em um país democrático. Os fatos são mais do que abundantes, evidentes. E contra fatos, meu caro anônimo, não tem lábia que se sustente.
    E ademais os mitos devem ser destruídos, e devidamente desvendados. Uma democracia forte se caracteriza pela fortaleza de suas instituições , não de lideranças ditas carismáticas.
    E o pior do esquerdismo pátrio é que reforçaram o que existe de pior no estamento estatal. Com o aparelhamento quebraram o estado que diziam proteger da sanha imperialista, ou coisa que o valha.
    Em poucas palavras, o problema não é apenas corrupção. É incompetência gerencial, simplesmente. Porém o mais grave é a falsa concepção do estado ligado a um partido que se coloca como redentor da sociedade. Este filme já é velho desde o sangrento século XX. É isso aí anônimo. Ademais, por que se escondes? Lato mas não mordo.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...