sexta-feira, 2 de outubro de 2015

STF autoriza PF a interrogar o notório Lula na Lava Jato Com Blog do Josias - UOL



O ministro Teori Zavascki, do STF, autorizou a Polícia Federal a interrogar Lula num inquérito da Operação Lava Jato. O ex-presidente será inquirido como testemunha, não como investigado. Na expressão de Teori, o ex-presidente é “informante”.
Foram autorizados também os interrogatórios de três ex-ministros petistas: José Dirceu (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Autor do pedido de autorização para ouvir Lula e os ex-ministros, o delegado federal Josélio Sousa está agora autorizado a expedir as intimações. Não há prazo para que isso ocorra.
No ofício em que pediu a inquirição de Lula, o delegado alegou que ele, “na condição de mandatário máximo do país” na época do assalto à Petrobras, “pode ter sido beneficiado pelo esquema […], obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal.”
Josélio acrescentou: “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...