segunda-feira, 19 de agosto de 2013

TORCIDAS ORGANIZADAS E "GALERAS POLITICAS" - Rafael Brasil


Já dizia o velho e bom cronista e técnico de futebol, o finado João Saldanha, que as torcidas organizadas deviam ser banidas do futebol. A banalização da violência já atingiu há tempos o futebol. Aquele esporte em que já fomos os melhores do mundo. Uma vida não vale mil campeonatos nacionais. As torcidas organizadas são formadas por bandos de marginais, que vão aos estádios aterrorizar a vida dos aficionados pelo esporte bretão, como se dizia elegantemente Jota Soares, em seus longos e empolados comentários na rádio Olinda. 
Ainda mais nos dias de hoje, quando organizações políticas mais radicais, notadamente as da velha esquerda tresloucada, atuam seguindo a lógica das galeras de marginais. Juntam-se para, em maior número, agredir , se não a polícia, cidadãos indefesos. É o fascismo mais primitivo, ou o pré-fascismo, o das hordas. Os mesmos que nos progons, massacravam judeus ou huguenotes, desde os tempos medievais, ou mesmo pré-modernos. 
No medievo, as pessoas além de ignorantes, viviam miseravelmente, e os linchamentos eram muito esporádicos. A igreja católica de certa forma mantinha a fúria da turba sob controle. Hoje, são marginais sem religião, ou quaisquer princípios éticos ou morais, altamente bem nutridos, boa parte das classes médias. É o que dá. Proteína sem educação, seja ética, moral e religiosa. Já dizia Mário Vargas Llosa, num artigo de jornal que nem me lembro a data, as religiões dão o norte moral ao populacho. Sem elas as coisas pioram sempre.   Hordas de marginais, que não respeitam a família, a religião, o professor ( este, coitado) a polícia e a justiça. E quando matam posam de vítimas sociais, com o beneplácito de muitas e variadas "otoridades" de plantão. De "humanista" de faculdade, a juiz do supremo tribunal federal. Os "coitadinhos" matam porque foram excluídos de alguma coisa. De um telefone celular, ou mesmo um tênis. 
Eu mesmo nunca mais vou a um jogo de futebol. Ademais, o futebol nacional é de terceira divisão. Nossos melhores jogadores já saem daqui novinhos, "pescados" pelos grande clubes europeus. Assim, nossa primeira divisão está na Europa. A segunda na Ásia. A terceira na elite do futebol nacional. Como torço pelo sport, estamos na quarta divisão. Quando pequeno, os grandes astros do futebol nacional vinham para o nordeste, quando mais velhos. Hoje eles vem da Europa para os times do sul ex maravilha. Voltando ao velho João Saldanha, ele dizia que a fortaleza do futebol estava nos clubes. Como os nossos estão há tempos falidos, nosso futebol está aos pandarecos. É muita corrupção e safadeza. Outro dia quem sabe, voltarei ao assunto. Por enquanto, torço pelo rádio, ou melhor sofro pelo meu querido Sport na segundona. Ou melhor, na quarta divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...