segunda-feira, 1 de julho de 2013

É ESTE O ESTADISTA? RAFAEL BRASIL

Logo depois dos últimos acontecimentos no Brasil, o já octagenário ex presidente Fernando Henrique logo começou a falar, com artigos e entrevistas, tentando entender, e, claro, propor soluções para o conturbado quadro político nacional. Mesmo com a idade avançada, Fernando Henrique nunca deixou de falar, fazer política, tentar influir, mesmo minimamente nas grandes questões do Brasil. E com muita inteligência, diga-se de passagem. Unindo um profundo conhecimento humanístico, com a experiência dos seus oito anos de governo, é um profundo conhecedor da política nacional, que vivenciou durante todos os últimos quarenta anos. Desde que abraçou de vez a carreira política, ainda nos idos do governo Montoro , antes mesmo da transição democrática, quando militou na grande frente oposicionista que operou a transição para a democracia.
E Lula? Foi eleito, em parte como Collor, para moralizar o país. Sobretudo a atividade política. Se meteu eté o pescoço em corrupção, e de todos os tipos. Quando seu grupo foi pego em flagrante no caso do mensalão e outros menores, caiu nos braços dos maiores corruptos da nossa recente história republicana, como o próprio Collor, Sarney, Maluf, só para ficarmos nestes três tristes exemplos. Agora, com as manifestações nas ruas, inclusive vaiando o próprio na frente do seu luxuoso apartamento em São Bernardo, o mesmo calou. Cadê o grande estadista, e exímio negociador? Ele e seus seguidores, que ainda infelizmente não são poucos, nutrem grandes esperanças de serem novamente os protagonistas da política nacional, pois assim indicam as pesquisas de opinião. Só que para ser candidato será preciso falar. E responder perguntas. E ele, por causa da sua ex amante Rosemary, apontada por irregularidades mil, quando presidia um escritório do governo federal em São Paulo, há quase um ano que não fala com ninguém. Foge da imprensa como o diabo foge da cruz. Esta amante viajou inúmeras vezes com o ex-presidente em viagens oficiais, com todas as mordomias pagas por nós, contribuintes. E estava usando sua relação com Lula para fazer lobbies de empresários junto ao governo. Se só fosse amante tudo bem. Não sejamos moralistas como os norte-americanos, mas sua amante utilizou a relação para roubar o contribuinte. Ainda mais, como se desvencilhar do triste governo Dilma, que ele fez de quase tudo para eleger?
Este "estadista" estás viajando para a África, e outros continentes, talvez esperando a poeira das rua baixar. Quem duvida que não queira aparecer como o "salvador" da pátria? 
Porém, o grande líder não se esconde. Sobretudo em momentos difíceis. O líder é o que arrisca, discute e resolve as crises, de certa forma. Enfrenta, não se acovardando como Lula. Certamente ele nada tem a dizer, pois governa com os seus há mais de uma década. Agora, como vai se arrumar como  seus novos aliados, os quais são o que existe de pior no Brasil? Vamos ver como se comportará o sumido estadista. Quando e onde ele irá falar? No momento tem apenas resmungado, a amigos íntimos e assessores. Inclusive falando mal de sua cria a doutora Roussef. Que não dava para ser secretária nem em Garanhuns. Hoje deve estar pensando na encrenca em que se meteu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...