quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

"Pressão militar levou Maduro a oferecer diálogo a oposição", por Clóvis Rossi Folha de São Paulo




O diálogo e os sabres em Caracas


A afirmação do presidente Nicolás Maduro de que está de braços abertos para o diálogo com a oposição e com o setor privado não decorre de nenhuma convicção dialoguista.

Ao contrário, foi imposição dos militares, conforme a Folha apurou.

É uma informação que combina com a pressão que o ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, exerceu sobre o governo para que fossem reconhecidos os resultados da eleição de dezembro, em que a oposição conseguiu a 
supermaioria (112 deputados em 167, cortada depois para 109, pela suspensão imposta pela Justiça a três dos deputados eleitos pela oposição, fora um chavista).

Tampouco os militares são especialmente favoráveis ao diálogo. Mas estão se mostrando mais sensíveis à realidade do que o presidente Maduro.

Para eles, a derrota nas urnas demonstrou claramente que o governo perdeu a rua.

Insistir em negar esse fato, como o governo vem fazendo, tende a levar a uma explosão social que, por sua vez, obrigaria as Forças Armadas a intervir com consequências imprevisíveis.

Daí a pressão para que o governo consultasse o setor privado e a oposição em busca de solução para uma crise econômica e social de proporções inéditas.

Mas a oposição parece pouco disposta ao diálogo, a menos que o governo retifique a sua avaliação das causas da crise. Não se trata de uma "guerra econômica", ao contrário do que diz a versão oficial, mas de um "modelo insustentável" como o definiu para a Folha Shannon O'Neil, especialista em América Latina do Council on Foreign Relations.

O setor privado, por sua vez, acha que o pacote de emergência econômica, recém-anunciado e em avaliação na Assembleia Nacional, é "mais do mesmo ou pior do mesmo", como ironiza Lorenzo Mendoza, executivo-chefe das empresas Polar, o maior conglomerado privado venezuelano.

Mendoza fez sua avaliação em sessão sobre América Latina durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial.

Para ele, o pacote de Maduro desenha um "capitalismo de Estado extremo", com "mais controle de preços, mais controle de câmbio e menos atividade privada".
Ou, em resumo, "aprofunda um modelo fracassado".

O empresário não é, entretanto, demasiado pessimista em relação ao médio prazo: "Quando as pessoas querem mudança, a mudança tem que chegar", diz, referindo-se ao sentido do voto das eleições de 6 de dezembro.

A sessão sobre América Latina acabou sendo também a celebração da vitória de Mauricio Macri no pleito argentino —outra decisão pelo voto que "mudou totalmente o cenário", como disse Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe.

Lorenzo Mendoza não escondeu "a inveja" por ter a seu lado uma representante da mudança na Argentina, a chanceler Susana Malcorra.

A Venezuela, aliás, está na agenda de Malcorra, conforme ela própria disse àFolha. Dela e do chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que estão, "com toda a necessária cautela", tratando de sincronizar posições (nesse e em outros temas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...