sábado, 6 de dezembro de 2014

HUMBERTO COSTA A VERGONHA DOS PERNAMBUCANOS - RAFAEL BRASIL


Lá pelos idos da primeira metade dos anos oitenta, nos tempos da redemocratização, vi Humberto Costa investir contra Roberto Freire num debate na Universidade Federal, acusando-o de ser aliado da burguesia e do imperialismo norte-americano, traidor do socialismo, dentre outras coisas mais, por apoiar a eleição de Tancredo Neves no Colégio eleitoral. Que era um importante instrumento da ditadura para manter o poder, sendo o presidente eleito pelo Congresso Nacional. Como a proposta da eleição direta  para presidente naufragara no Congresso, o plano B da oposição era dividir o governo e ganhar no congresso, que foi o que de fato aconteceu. Tancredo ganhou mas não assumiu pela doença e morte, e tivemos que aguentar o nefasto Sarney por cinco anos. Sarney entrara na chapa para compor com a oposição como ala dissidente do então partido governista PDS, que formaria o PFL. Foi a transição chamada clássica, com a união da oposição moderada com os dissidentes do ancién regime.
O PT foi contra o acordo que efetivaria a redemocratização do país. Bete Mendes, e Ayrton Soares , deputados petistas, por discordarem do PT e votarem em Tancredo foram sumariamente expulsos do partido.  Naquele tempo, o PT era considerado um partido autêntico, e deveras radical em sua posição ideológica em prol do socialismo. Afinal o partido foi fundado pelos intelectuais da USP juntos com os padres de passeata, e alguns sindicalistas ditos “puros” como um tal de Luís Inácio da Silva, popularmente conhecido por Lula.
Os esquerdistas do PT eram os mais radicais. Predominavam inúmeros que participaram do terrorismo de esquerda, assim como os chamados trotskistas. O PT era uma federação de tendências comunistas, umas mais radicais do que as outras, numa eterna e estéril disputa. Humberto Costa  era mais leninista  do que o próprio Lênin. Tinha também os chamados maoístas, e muitos remanescentes da esquerda clássica do partido comunista brasileiro, o PCB, o qual pertencia Roberto Freire, o aliado da burguesia e do capitalismo segundo o então atrevido Costa.
Claro que Robeto Freire lhe deu um banho no debate, mas Humberto provocou, e num ambiente universitário, predominantemente esquerdista, arrancava aplausos da plateia radical chic. Todos de classe média, inimigas potenciais de Marilena Chauí, mas isso é outra história. Humberto chegava a espumar de raiva quando falava dos odientos corruptos e do sistema capitalista. Bons tempos juvenis aqueles...

Hoje Humberto se esmera para chaleirar os petistas presos na Papuda. Também foi o principal fiador da aliança do PT com o antes odiento empresário Armando Monteiro, um capitalista do século XIX, dado as acusações de escravismo nas empresas da família do empresário- candidato. Humberto hoje é a principal liderança governista no senado, e se esmera em abafar CPIs ou qualquer instrumento de investigação das inúmeras falcatruas governamentais. Hoje defende alianças do partido com pessoas como Maluf, Sarney, Renan Calheiros , Romero Jucá, Collor e  do que existe de pior na política nacional. É a vergonha de Pernambuco.  Não passa de um anão político moleque de recados da cleptocracia petista. Uma vergonha! Ainda bem que no estado o PT não elegeu ninguém. E  faço votos para que o povo pernambucano nunca mais dê um cargo desta envergadura a este medíocre  cidadão e político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...