sexta-feira, 16 de março de 2018

PEGA LADRÃO! Rafael Brasil - Recordar é viver - Artigo de 2006.

Resultado de imagem para corrupção no brasil



PEGA LADRÃO! Rafael Brasil

Não bastava a corrupção do mensalão, agora aparece no belo cenário político nacional, a corrupção dos sanguessugas. Seguinte: O esquema funcionava na intermediação de ambulâncias para cidades. A maioria superfaturada, claro, e o esquema começou no governo passado, mas ganhou mesmo força no atual, o do presidente mais ético da história desse país. Calcula-se por alto, que, pelo menos 20% dos deputados estão envolvidos. Como bem disse o jornalista e historiador Élio Gaspari, os únicos lugares aonde existe um percentual tão grande de ladrões são as penitenciárias. Segundo ele mesmo, se as coisas continuarem desse jeito, qualquer espertalhão pode dar um golpe. A esse respeito, Lula já está falando em reforma constitucional, sob o pretexto de fazer a reforma política. E enquanto e reforma política não vem, continuaremos vendo shows de roubalheiras mil, em todos os quadrantes do estado. E as ladroeiras ainda não descobertas? É o que digo. Vamos todos roubar também, até o resto do caco. Quando a farra acabar, vamos ver como é que fica. E Lula vem trabalhando para diminuir o poder de investigação das CPIs. Acho que ele está quase certo em dizer que a corrupção aqui neste país é sistêmica. É. Só não sobrou para os de baixo. Para eles, cadeia, ou bolsa renda. Isto é que é um país safado, não? Ninguém faz nada, ninguém grita ou reclama, enquanto na copa do mundo era àquela mobilização...Foi bom mesmo o Brasil perder a copa. Para o povo aprender, deveríamos passar uns cinqüenta anos sem ganhá-la. Pelo menos jogar praga a gente pode, vade retro satanás.

E os deputados estaduais, e vereadores? Para que servem mesmo? Nada, nadinha. Quanto essas curriolas custam para nós o povão? Ganham altos salários, subsídios até para comprar roupa, gasolina de graça, e ainda umas vaguinhas para os parentes e amigos, nos gabinetes. E como é bom trabalhar em gabinete de deputado! Fofoca-se o dia todo, tomando umas bicadas de café, que ninguém é de ferro. E todos trabalham mesmo é para a reeleição, quem não gosta de mamata? Já os vereadores são a maior iniqüidade dessa pobre nação. Para que serve um vereador? Para botar nome nas ruas? Para encher o saco dos eleitores em época de eleições? Realmente não sei. Vocês sabem? Mamãe, quero mamar, quero ser vereador ou deputado estaduá! Ou quem sabe federá?
A Máfia dos sanguessugas é uma, dentre tantas, sobretudo no judiciário. Juiz só vai mesmo preso, quando dá uma grande bandeira, como no caso Rocha Mattos. Àquele que matou um inocente no Ceará, hoje, recebe uma pensão de dez mil contos da viúva. E, claro, ainda não foi preso, e talvez nunca seja. E nem a imprensa fala das maracutaias do judiciário, feitas, claro, na surdina dos porões luxuosos dos inúmeros palácios desse poder espalhados pelo país afora. Só usam de seus poderes para pressionar o executivo por mais salários. Como existem muitos rabos de palha, a cada grito da magistratura, mais um aumento, como o que Lula deu recentemente, que vai onerar em mais de cinco bilhões os cofres públicos. Para os professores, foi uma batalha conseguir a aprovação do FUNDEB, orçado em menos de cinco bilhões. 
O Brasil não precisa só de uma operação mãos limpas, mas de muitas. Trabalho para pelo menos uma geração. Como diz o ditado popular, para uma grande caminhada, é preciso o primeiro passo. O danado é que ninguém dá. Faz-nos falta um Ulysses, Um Paulo Brossad, Franco Montoro, ou mesmo um Tancredo em forma. Bem mas estes lutaram pela democracia formal, o que conseguiram. Faltam-nos líderes para lutar pela consolidação da democracia política e encaminhamento da democracia social. Aonde estão os líderes? Roubando, ou escondendo o roubado. Pobre de nós...


Nenhum comentário:

Postar um comentário