sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A MORTE DE PADRE GERALDO - RAFAEL BRASIL

Resultado de imagem para padre geraldo de capoeiras

Morreu padre Geraldo, pároco de Capoeiras por cerca de 45 anos. O conheci desde pequeno através de meu pai Rafael Brasil, e me tornei seu amigo desde então. Ainda mais, ensinei por cerca de 20 anos na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Capoeiras, erguida pelo grande esforço do padre em prol da comunidade e da cidade que ele adotou de todo coração.
Foi através de padre Geraldo que meu pai doou um terreno que passou a servir como um santuário para Frei Damião na cidade de Capoeiras, um verdadeiro marco da cidade, pois Frei Damião costumava visitá-la, trazendo verdadeiras multidões de fiéis. Também o Frei vinha periodicamente a Caetés, sempre ciceroneado por padre Geraldo.
Era conservador, e nunca foi nesta conversa da igreja dita progressista. Quando o encontrava era tratado carinhosamente, e assim  lhe retribuía, chamando-o de General da Igreja Católica. Nunca o vi sem o hábito, inclusive quando o visitava na sua residência.
Engraçado era que, como meu pai sempre foi um político conservador, passou a ser hostilizado por padres de passeata que passaram a ocupar a paróquia de Caetés. E era padre Geraldo quem de certa forma atendia os pleitos religiosos de boa parte da população de Caetés através do meu pai. Assim é com muita tristeza que soube da sua morte, pois é uma das grande figuras da região que ficarão por um bom tempo na memória popular. 
Morreu Padre Geraldo para viver em outra dimensão. Então vamos dar um viva a ele. Viva Padre Geraldo, que descanse em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário