segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ex-ministro da dupla corrupta Lula-Dilma, Mantega é obrigado a depor na PF





POR FAUSTO MACEDO, JULIA AFFONSO E MATEUS FAGUNDES - O ESTADO DE SÃO PAULO

37
Alvo também é o grupo comercial Cimento Penha, por suspeita de manipulação em julgamentos do Carf

Guido Mantega. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Guido Mantega. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Operação Zelotes cumpre 30 mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva nesta segunda-feira, 9. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi conduzido coercitivamente – quando o investigado é levado para depor e liberado.

Em novembro do ano passado, o juiz titular da 10ª Vara da Justiça Federal, Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela Zelotes, autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Guido Mantega. O objetivo era apurar se ele tinha envolvimento no suposto favorecimento de empresas que obtiveram decisões favoráveis no Carf. O alvo desta etapa é também o grupo comercial Cimento Penha. Agentes foram às ruas em Brasília, São Paulo e Pernambuco. A Zelotes apura suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), espécie de “tribunal” que avalia débitos de grandes contribuintes com a Receita Federal.
Na época, os investigadores também quiseram levantar mais informações sobre a relação do então ministro com o empresário Valmir Sandri, dono da Cimentos Penha, grupo empresarial que conseguiu abater débito de R$ 106 milhões no “tribunal da Receita”. Os dois seriam amigos e já fizeram negócios imobiliários.
O ex-ministro informou, por meio de um auxiliar, na ocasião, que refutava qualquer alegação sobre seu envolvimento nas irregularidades do Carf. Ele acrescentou que não comentaria a decisão da Justiça, pois havia sido notificado.
São Paulo. Guido Mantega chegou por volta das 10 horas à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para prestar depoimento. O ex-ministro vai prestar depoimento na Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros, no 6º andar do prédio localizado na zona oeste da capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...