segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ricardo Noblat: Dilma sangra, Lula se esfacela


- O Globo

“É a coisa mais natural do mundo uma empresa contribuir com essa ou aquela pessoa” Gilberto Carvalho, amigo de Lula

Um Lula mais fraco do que está seria melhor ou pior para o futuro do governo Dilma? A resposta mais fácil é que seria pior. Porque dele deriva a força que assegura a respiração artificial do governo. É por causa dele que os movimentos sociais, embora de má vontade, ainda sustentam Dilma. O PT só não se esfacelou porque sonha com Lula outra vez presidente em 2019. Parece um sonho impossível?

A LEVAR- SE EM conta pesquisas de opinião, tudo indica que sim. As investigações da Lava- Jato atingiram em cheio a imagem de Lula. Pesquisa do Instituto Ipsos, divulgada na semana passada, ouviu 1,2 mil pessoas em 72 municípios do país entre os dias 13 e 27 de janeiro. Antes, portanto, da massificação do noticiário sobre o tríplex da família Lula no Guarujá e do sítio em Atibaia.

PARA 25% DOS ENTREVISTADOS, o ex-presidente é um político honesto. Em 2005, no auge do escândalo do mensalão, 49% pensavam assim. Para 68%, Lula não tem mais moral para falar de ética, ante 57% no mensalão. Na avaliação de 67%, ele é tão corrupto quanto os outros políticos. No mensalão, 49% compartilhavam a mesma opinião. Sobrou para os partidos, PT na cabeça.

EM 2002, ano em que Lula se elegeu presidente da República pela primeira vez, 37% dos entrevistados disseram que não tinham preferência por nenhum partido. Agora, espantosos 82%. A opção pelo PT caiu de 28% em 2002 para 6% em 2016. Segundo a pesquisa, o partido é apontado por 71% como mais corrupto do que os demais.

OITO EM CADA DEZ entrevistados ( 82%) consideram que o PT não tem mais moral para falar de ética. Em 2005, com o mensalão, eram 68%. Apenas 15% afirmam que o PT ainda é um partido honesto contra 27% em 2005. Dilma tem procurado manter distância do PT para tentar escapar do seu desgaste. Não o condena, mas também não o defende. Procede assim em relação a Lula também.

NEM POR ISSO A situação de Dilma melhorou: 92% dos entrevistados acreditam que o Brasil está no rumo errado, e 79% avaliam o governo como ruim ou péssimo. O impeachment de Dilma é defendido por 60%. Nove em cada dez entrevistados não só apoiam a Lava- Jato como dizem que as investigações devem continuar "custe o que custar", apesar dos estragos na economia.

A CORRUPÇÃO desbancou a saúde como o problema que mais aflige os brasileiros. É a primeira vez que isso acontece desde 2002. Cerca de 92% dos entrevistados concordam com a afirmação de que “sempre vai existir corrupção no país”. Talvez por isso, 46% imaginam que a Lava- Jato terminará em “pizza”, contra 31% que discordam, e 23% que não responderam à pergunta.

LULA E DILMA estão impedidos de circular livremente pelo país. Só comparecem a solenidades fechadas. Mesmo assim, em sessão do Congresso, Dilma acabou vaiada. Um panelaço nas maiores cidades do país recepcionou seu mais recente pronunciamento na televisão. Interlocutores de Lula confidenciam que ele pensa que só se recuperará se o governo se recuperar.

NÃO É BEM ASSIM. O destino de Lula depende mais dos resultados das investigações policiais do que da sorte do governo. Dilma poderá continuar sangrando até o último dia do seu mandato e, no entanto, as chances de Lula sucedê-la naufragarem antes. Ninguém melhor do que ele sabe que isso é verdade. Ninguém melhor do que ele sabe o que fez. Daí o seu silêncio e desespero.

3 comentários:

  1. ´SINCERAMENTE,TEM CADA COMENTÁRIO QUE FAZ A GENTE RIR E REVISAR O PASSADO.O LULA QUANDO PRESIDENTE DO BRASIL ASSINOU A TRANSFERÊNCIA DE BILHÕES E MAIS BILHÕES DE REAIS PARA OS 5.570 PREFEITOS DE TODOS OS PARTIDOS E PARA OS 27 GOVERNADORES TAMBÉM FORA OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS PARA SE CONSTRUIR QUASE TUDO QUE SE PENSAR NESTE PAÍS.

    TORNOU-SE UMA UNANIMIDADE POR TRATAR A TODOS DE FORMA IGUAL.QUASE TODOS OS DELATORES EM NENHUM MOMENTO ACUSOU O CARA DE TER RECEBIDO UMA PARTE DOS 6 BILHÕES QUE FORAM DESVIADOS DA PETROBRAS E OUTRAS EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS.

    TENHO ABSOLUTA CONVICÇÃO QUE ISTO VAI DAR EM NADA.NÃO BRINQUE COM O LULA,POIS QUEM ENFRENTOU A ESPINGARDA 12 E ESCAPOU FEDENDO TEM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR AOS NOSSOS FILHOS E NETOS.QUEM TEVE A CORAGEM DE CONSTRUIR 18 UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA O FILHO DO POBRE SER MÉDICO TEM MUITO O QUE DIZER E FALAR PARA ESSE POVO. QUEM MATOU A FOME DE MUITA GENTE LHES DANDO UMA AJUDA DE R$ 170,00 MENSAL TEM CHEIRO DE UMA POBREZA EXTREMA. É MUITO CEDO PARA SE CANTAR VITÓRIAS DE QUE HAVERÃO DE PRENDER O LULA.O BRASIL AGUARDA ANSIOSO!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o seu Lula enganou os pobres. Ao quebrar o estado e colocar o país em recessão tirou milhões de empregos dos trabalhadores que dizia enganosamente defender. Quento às universidades e a educação em geral o PT fez universidades sucateadas. Nunca a educação brasileira esteve tão em baixa, basta ver os indicadores internacionais.
    Bem meu caro anônimo, o Lula que você vê, não passa de uma farsa midiática. Você como tantos idiotas da objetividade só enxergam a superfície de uma propaganda enganosa. Desde o início da construção do mito.

    ResponderExcluir
  3. A direita sempre dirigiu o Brasil, que considerou como seu. Quando houve risco de perder o controle sobre o país, ela apelou para todas as suas armas - golpe, ditadura, massacre midiático - para destruir reputações.

    Levaram Getúlio ao suicídio logo depois da criação da Petrobras. Tentaram impedir que JK fosse eleito, que tomasse posse e que governasse. Tentaram impedir que Jango tomasse posse na renúncia do Jânio, terminaram derrubando-o e destruindo a democracia para se reapropriar plenamente do Brasil. Sempre com o apoio ativo das empresas da mídia, das famílias Mesquita, Frias, Marinho.

    Quando era insustentável continuar com a ditadura, bloquearam a possibilidade de o povo eleger democraticamente o presidente pelo voto direto, impuseram o Colégio Eleitoral e terminaram elegendo seu candidato a presidente da República. Quando havia o risco de Lula ou Brizola se elegerem pelo voto popular, promoveram o fantoche do Collor para salvá-los.

    Fizeram de FHC a salvação contra Lula, até onde puderam, mas o fracasso do governo tucano fez com que perdessem o controle do país. Imediatamente começaram a campanha para derrubar Lula, pensaram em impeachment, mas tiveram medo da reação popular e quiseram asfixiá-lo no Congresso e derrotá-lo nas eleições de 2006.

    Perderam, mais uma vez, mas seguiram com o intuito de recuperar o governo, nas eleições de 2010, com Serra, e na de 2014, com Aécio e Marina. Derrotados, tentaram impedir o governo de Dilma e agora buscam destruir a imagem de Lula para se reapropriarem do Brasil.

    Tem que fazer como fizeram com a democracia em 1964: desqualificá-la, dizer que era a ante-sala do comunismo, que era uma cobertura para a corrupção, que era o oposto da democracia, para aí promover a derrubada da democracia e a instauração da pior ditadura que o Brasil já viveu.

    Agora tratam de dizer que Lula, ao invés de ter sido o presidente que mais consolidou e promoveu a democracia no Brasil, é um risco para a democracia. Que sua popularidade serviu como cobertura para negócios ilícitos que ele teria feito. Que destruir sua imagem seria um serviço para a democracia, que estaria em boas mãos nas mãos dos que a destruíram com a ditadura instaurada em 1964.

    A direita usa todos os seus meios para tentar destruir a imagem de Lula diante dos brasileiros, sem o que não conseguiriam destruí-lo como liderança política e como grande obstáculo que impede que eles voltem a se apropriar do governo e do Estado. Daí a sórdida campanha levada a cabo pelas famílias Frias, Marinho, Mesquita, Civita e suas empresas falidas, que lutam pela sua própria sobrevivência econômica.

    Colocam em prática o lema de Goebbels de que "Mente, mente, mente, que sempre algo fica", sempre fica uma suspeita, menos se nada é provado. Precisam tirar a imagem do Lula de mais popular e mais democrático presidente que o Brasil já teve e que, por isso, se perfila como o favorito para voltar a ser presidente do Brasil, para que de novo o Brasil possa ser propriedade deles.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...