quarta-feira, 25 de novembro de 2015

STF irritado é melhor! Corte referenda prisão de senador petista que citou nomes de ministros para melar Lava Jato - POR FELIPE MOURA BRASIL


Supremo reagiu à promessa de Delcídio de interceder junto a Toffoli, Zavascki e Fachin

Por: Felipe Moura Brasil  
O banqueiro André Esteves teve acesso ao documento de pré-proposta de delação premiada de Nestor Cerveró.
Para que Cerveró não falasse dele, do BTG Pactual e do senador Delcídio Amaral (PT-MS), Esteves ofereceu R$ 4 milhões ao ex-diretor da Petrobras.
O dinheiro seria pago pelo BTG Pactual em forma de honorários ao advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, por meio de um contrato fajuto.
A família de Cerveró também receberia uma mesada de 50 mil reais.
Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor, gravou as conversas com André Esteves e Delcídio Amaral e as entregou para o Ministério Público Federal.
Nelas, além de mapear as rotas de fuga pelo Paraguai, Delcídio “citou o nome de ministros do STF que, segundo ele, estariam dispostos a votar pela soltura dos investigados da Lava Jato que estavam presos em Curitiba.
A menção aos nomes de magistrados irritou os integrantes do STF, que nesta terça (24) decidiram autorizar a prisão do parlamentar”, informa a Folha.
Delcídio, na verdade, prometeu interceder junto a Dias Toffoli e Teori Zavascki, marcar conversa com Luis Edson Fachin e pedir ajuda de Renan Calheiros e Michel Temer para falar com Gilmar Mendes.
A ministra Cármen Lúcia disse que criminosos não passarão sobre o Supremo.
O ministro Celso de Mello disse que a ordem jurídica não pode permanecer indiferente a condutas acintosas de membros do Congresso Nacional: “Ninguém no Estado Democrático de Direito está acima da lei. Imunidade parlamentar não é manto para proteger senadores da prática de crime”.
Dias Toffoli disse que “se criou uma lenda urbana de que o STF seria leniente com a impunidade”.
Ou seja: o fato de Delcídio ter sido pego prometendo influir na Corte obrigou os ministros – antes molengas com a Lava Jato – a afetar rigor e independência para amenizar os danos à própria imagem.
Resultado: a 2ª Turma do STF referendou por unanimidade as prisões de Delcídio Amaral e André Esteves.
A Corte encaminha nesta quarta-feira ao Senado os autos do processo e o áudio da sessão da Turma, para que os senadores decidam sobre a permanência da prisão.
Zavascki, que relatou uma “atuação concreta e intensa” de Delcídio e Esteves para evitar a delação de Cerveró e disse que o senador não medirá esforços para “embaraçar a Lava Jato”, acrescentou que a prisão é cautelar em razão da flagrância.
Preso desde janeiro deste ano e condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, Cerveró narrou em depoimento crime de corrupção cometido por Delcídio na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.
Como o melhor amigo de Lula, José Carlos Bumlai, foi preso na terça-feira, convém concluir:
Média de um petista preso por dia está ótima. Continue assim, Polícia Federal.
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...