terça-feira, 29 de setembro de 2015

Regina Duarte tinha ou não razão? ESCRITO POR PERCIVAL PUGGINA |

O tempo, como senhor da verdade, veio mostrar que Regina Duarte tinha razão.

Em 2002, quando se desenhava a vitória de Lula nas eleições de outubro, a economia brasileira levou um solavanco. O dólar bateu em quatro reais, os investidores externos se retiraram e os internos se retraíram. A atriz Regina Duarte expressou esse sentimento de insegurança num vídeo gravado para a campanha de José Serra. Sua primeira frase foi - “Tenho medo”. Era uma peça muito forte e suscitou reação imediata das hostes petistas que responderam afirmando que a esperança haveria de vencer o medo.
Já naquela época, quem acompanhava a atividade do Partido dos Trabalhadores sabia. Sabia que a democracia direta defendida por ele e por seus parceiros internacionais sempre descambou em totalitarismo. Quem repelia a violência e a ruptura da ordem que o PT promovia através de seus movimentos sociais sabia. Quem era capaz de reconhecer a corrupção moral em suas várias formas (mentira, mistificação, assassinato de reputações, desonestidade intelectual, etc.) também sabia. E todos nós, que sabíamos, podíamos antever para onde estávamos sendo levados. Era de ter medo, sim. O que não podíamos imaginar era o nível de degradação a que as instituições políticas seriam deliberadamente conduzidas.
O tempo, como senhor da verdade, veio mostrar que Regina Duarte tinha razão. Seria muito melhor para o país se ela estivesse errada. Se nós estivéssemos errados. Os muitos males produzidos pelo petismo – e eu não os vou desfiar aqui porque agora estão bem visíveis aos olhos do mundo – nos fazem regredir muitos anos. E a sociedade convive com o medo em proporções inimagináveis em 2002: é o medo da criminalidade, é o medo de não haver instituição política em que confiar, é o medo da inflação, do desemprego, da fuga de capitais, da depreciação do real e de uma crise de muitas faces, com proporções inimagináveis. E o dólar, treze anos depois, volta aos patamares para onde disparou naquele ano em que Regina Duarte expressou o sentimento de tantos brasileiros. O medo, agora, não é de que o PT chegue ao poder, mas o de que ele prossiga atravessando nossa história como o cavalo de Átila, após o qual nem a grama nasce.

Um comentário:

  1. OS TRÊS PILARES DA NOSSA DEMOCRACIA HOJE SE BASEIAM EM: MONEY-MEDO-MENTIRA. TODOS OS GRANDES POSTULANTES A PRESIDENTE DO BRASIL ULTIMAMENTE MENTIRAM E FORAM LEVIANOS.

    NÓS ESTAMOS EM PLENO SÉCULO VINTE E UM, O SÉCULO DA LUZ,DA CIBERNÉTICA,DOS GRANDES FENÔMENOS E DO AVANÇO DA INTERNET QUE NOS PROPICIAM TOMAR CONHECIMENTO DOS FATOS QUE OCORREM NA NOSSA VIDA.

    AS DECISÕES POLÍTICAS DENTRO DO CONGRESSO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 26 ANOS DESDE QUANDO HOUVE A DISPUTA ENTRE COLLOR X LULA EM NADA MUDOU.VEIO FHC E NADA MUDOU,SOMENTE PIOROU COM O INSTITUTO DA REELEIÇÃO A PIOR DE TODAS AS HERANÇAS DEIXADA PELO PSDB-DEM-PMDB E FHC

    .NAQUELA ÉPOCA ELES NÃO TIVERAM A MENOR VISÃO DE QUE O PREFEITO,O GOVERNADOR E PRESIDENTE USARIAM A MÁQUINA PÚBLICA DE FAZER DINHEIRO PARA COOPTAR E CONSEGUIR APOIOS ANTES,DURANTE E DEPOIS DAS ELEIÇÕES.

    ESSE RETRATO POLÍTICO ESTAMOS VENDO HOJE PRECISAMENTE ENTRE O VELHO PMDB COM SARNEY, RENAN CALHEIROS,EDUARDO CUNHA COM O APOIO DO PSDB,DEM E PPS.

    O QUE É QUE ELES ESTÃO QUERENDO HOJE ,30 DE SETEMBRO DE 2015? DERRUBAR A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE APRESENTA PELO ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E POR 8 DOS 11 MINISTROS DA MAIOR CORTE DO BRASIL QUE VOTARAM FAVORÁVEL AO FIM DE TODAS AS DOAÇÕES EMPRESARIAIS AOS PARTIDOS E POLÍTICOS, PILAR NÚMERO UM DE TODAS AS OPERAÇÕES FEITAS E REALIZADAS PELA POLÍCIA FEDERAL,GRAÇAS, PORTANTO AS ABERTURAS DAS CPIs QUANDO POR 8 ANOS UM TAL DE GERALDO BRINDEIRO ENGAVETOU TUDO ATÉ 2002.

    SANGUESSUGA, VAMPIRO,CASTELO DE AREIA, PRIVATIZAÇÃO TUCANA,ZELOTES,LAVA JATO.AS RAÍZES DOS MALES BRASILEIRO PRECISAM SE ESTEREOTIPADAS E JOGADAS NO LIXO.

    HOJE, O PT E PSB COM PARTE DO PMDB E OUTROS PARTIDOS NANICOS PENSAM MUITÍSSIMO MELHOR DO QUE O PSDB,DEM, PARTE DO PMDB DE EDUARDO CUNHA E PPS QUE APROVARAM UM PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL LEGALIZANDO TODAS AS DOAÇÕES.

    AS PESSOAS QUE ESTÃO PRESAS NESTE PAÍS SOFREM POR CAUSA DESSE SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO CORRUPTO E LADRÃO. ELES RECEBEM BILHÕES DESSA GENTE E SAEM COMPRANDO OS ELEITORES DE CAETÉS AO CAIS,DO OIAPOQUE AO CHUÍ, EM SÃO PAULO É ASSIM E NO RIO DE JANEIRO E NADA DISSO ACONTECE AQUI NO NORDESTE BRASILEIRO.SERÁ? ACORDA,BRASIL. NÓS SOMOS HOJE ENGANADOS POR UMA OPOSIÇÃO QUE DENUNCIA TODOS OS DESMANDOS MAS, QUE RECEBERAM MUITO MAIS DINHEIRO QUE O PT E COMPANHIA.

    SER CONTRA AO PLACAR ELÁSTICO DE 8 X 3 QUANDO SOMENTE 11 JUÍZES TEM DIREITO A VOTO, PARA MIM, ISTO SE CHAMA HIPOCRISIA, FALSIDADE, TRAIÇÃO E COVARDIA.

    AÉCIO NEVES AO LADO DE SEUS COMPANHEIROS EM NADA RELEMBRAM QUE EM PERNAMBUCO EM 2010 17 PREFEITOS DO PSDB VOTARAM CONTRA O JOSÉ SERRA E AGORA EM 2014 MUITOS DEPUTADOS DO PSDB E PRESIDENTE DE PARTIDO VOTARAM NA DILMA PRESIDENTE DO PT.

    TUDO EM NOME DO DINHEIRO,DA MENTIRA E DO MEDO!!

    ResponderExcluir