quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"População desempregada cresce 52% em um ano, nas 6 maiores capitais", por Miriam Leitão O Globo




O desemprego vem aumentando rapidamente. O número de trabalhadores que procura emprego e não encontra saltou 52,1% em um ano, até agosto. As seis maiores regiões metropolitanas têm, atualmente, 1,857 milhão desempregados, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE. Há um ano, eram 1,221 milhão.
A população desempregada cresceu em todos os meses do ano (veja o gráfico). O IBGE estima que mais 13.000 pessoas tenham entrado nessa situação entre julho e agosto.
 O resultado de agosto não indica estabilidade. A piora do desemprego vai continuar, na comparação com o ano anterior. O mercado de trabalho sempre melhora no segundo semestre, com as contratações para o Natal. Quando isso não acontece é porque há um problema na economia — explica Josá Márcio Camargo, professor da PUC-Rio.
A taxa de desemprego, que estava em 5% um ano antes, ficou em 7,6% em agosto, a maior para o mês desde 2009. Frente a julho, a alta foi de 0,1 ponto.
Abaixo, a evolução no número de desempregados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...