terça-feira, 28 de abril de 2015

"Medo do panelaço", por Merval Pereira O Globo




 Se a presidente Dilma tinha dúvidas sobre o discurso de 1 de maio, ontem elas devem ter se dissipado ao saber que o vice-presidente Michel Temer foi impedido, pelo temor das vaias, de discursar na abertura do Agrishow 2015 em Ribeirão Preto, a mais importante do setor agropecuário, onde a própria Dilma e o ex-presidente Lula já estiveram anteriormente sem o menor problema. Daí à decisão de não usar pela primeira vez a cadeia nacional de rádio e televisão, com receio de um panelaço, foi um pulo.

Ontem, os manifestantes traziam cartazes contra Dilma, Lula, o PT e até o tesoureiro João Vaccari. A presidente Dilma encontra-se no governo, mas não tem mais poder, exagerou a revista britânica The Economist ao registrar a terceirização da economia para o ministro da Fazenda Joaquim Levy, um liberal da escola de Chicago, e a política para o vice Michel Temer, que personifica o poder do PMDB na coalizão governamental que se desmancha a cada dia.

A aparência de normalidade que já começava a entusiasmar alguns militantes petistas, especialmente aqueles que têm blogs a serviço do governo, desvaneceu-se no ar com a certeza de que seria politicamente inviável um pronunciamento da presidente Dilma no dia do Trabalho, que os governos petistas aproveitam há doze anos para fazer proselitismo político.

O receio de receber um panelaço como resposta popular desaconselhou a tentativa, assim como faz com que tanto Dilma quanto Lula só apareçam em público em situações controláveis por seus esquemas políticos. Em Ribeirão Preto a presidente Dilma já sabia que não seria possível essa blindagem, e mandou Temer, uma figura neutra politicamente, como seu representante.

Mas nem o vice-presidente nem a ministra da Agricultura Katia Abreu – uma legítima representante do setor – escaparam das vaias, dirigidas especificamente ao PT e a Lula e Dilma. Até o governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, que não tinha nada a ver com a história, achou prudente não ler o discurso que preparara.

Ontem, fora da agenda, Dilma encontrou-se com Lula em São Paulo, provavelmente no intervalo dos exercícios físicos do ex-presidente, que se prepara para disputar a eleição de 2018 como os grandes líderes populistas e autoritários costumam fazer para demonstrar sua capacidade física.

Putin cansa de aparecer sem camisa, cortando lenha ou mergulhando em águas geladas. Mao nadou há 49 anos no rio Yang Tsé, o mais longo da Ásia, para demonstrar que continuava sendo capaz de governar a China. Collor corria, dirigia lanchas velozes e praticava esportes.

Pois consta que Lula, e também o marqueteiro João Santana, eram contra a aparição de Dilma na televisão a 1 de Maio. Talvez o ministro do Trabalho do PDT faça o papel de Dilma no horário oficial, se oferecendo para receber o panelaço em seu lugar.

Seria uma punição interessante para o partido, cujo presidente, Carlos Lupi, deu em entrevista no fim de semana dizendo que o PT “exagerou” no roubo e que o PDT se preparava para deixar a coligação governista por que o tempo do PT já passou.

Depois de ter conversado com o ministro Manoel Dias, mudou de idéia e anunciou que o partido continuaria na coligação, isto é, à frente do ministério do Trabalho. Pelo menos para levar um panelaço em nome da presidente.

Em meio a essa situação embaraçosa, semelhante em tudo ao último ano do ex-presidente José Sarney, em que não pode sair do Palácio sem arriscar-se em praça pública, a presidente Dilma ainda tem poder para definir uma série de coisas, inclusive as privatizações, isto é, concessões, do setor de infraestrutura, mas não tem condições políticas de abrir a boca em público sem levar uma vaia ou um panelaço. Vamos ver o que acontecerá com a aparição na internet. O perigo é algum hacker antipetista armar uma armadilha para a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...