quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ESCONDE ESCONDE - RAFAEL BRASIL

ESCONDE ESCONDE

Lula e Dilma estão brincando de esconder. O primeiro pelo menos tem a desculpa de ser ex. Embora mande no partido e agora, dizem, nem tanto na sua cria. Que falam por aí que quer mostrar as garras para seu nem agora tanto querido mentor.
Na verdade, em que pese seu carisma entre os pobres a ainda os muitos idiotas da objetividade, Lula não teve uma participação, digamos aguerrida na campanha presidencial. Dilma ganhou, dentre outros fatores pela deslavada mentira. O formato das campanhas é um horror. É essencialmente despolitizante, podemos dizer assim. Os candidatos são “vendidos” como sabonetes. Os debates muito limitados. Teria que ser simplesmente a palavra dos candidatos em um único estúdio. Afinal, política é a arte da palavra. Desde a redemocratização precisamos de uma reforma política. Mas a cleptocracia não quer. Daí as nulidades.
Dilma não fala nada. Dizem que gosta mesmo é de dar carões. Ou gatos como chamamos aqui. Para ser seu subordinado tem que aguentar a levar gatos. E dos mais cabeludos. A bicha é ignorante. Porém, como diria Tiririca, o “pudê é o pudê”. No Brasil todos vão atrás. Já faz pelo menos uma década que Lula não dá uma entrevista. Dilma também.
Mas também há quem diga que tudo é encenação. Afinal, Joaquim Lewy, o manda-chuva do arrocho, não foi indicação de Lula para , dizem, acalmar os mercados? Agora ambos tem que administrar a situação. De certa forma, Lula esperava Aécio ganhar, fazer o arrocho que ele dizia ter que fazer, e depois o próprio Lula aparecer como o salvador do povo, mais uma vez. Afinal, como diria, se não me engano a velha raposa mineira Magalhães Pinto, política é como as nuvens, que mudam constante e inesperadamente. E no meio de calmarias, surgem tempestades. E parece que o governo mais incompetente e  mentiroso da história está no centro de um furacão. Quem viver verá.

ARGENTINA

Pobre Argentina. Foi riquíssima e está, desde a segunda metade do século XX, ficando pobre. Obras do populismo e nacionalismo militar autoritário, ou seja; A quase eterna burrice latino-americana, com raras exceções.
Tido como um dos países mais ricos do mundo, desde o início do século XX, a economia argentina era maior do que a da Austrália e Canadá juntas. Suas elites almejavam disputar com os Estados Unidos a hegemonia econômica das Américas. Claro, mesmo em decadência, as condições do seu povo ainda são imensamente melhores do que as nossas. Mas tem coisas estranhas, pois o povo ainda cultiva figuras como Perón e Evita. O partido justicialista (peronista) abriga desde a chamada extrema esquerda até a direita mais autoritária.
Cristina Kitchner, comandou a derrocada política e econômica recente, e agora vendeu a soberania do país ao dinheiro iraniano, no caso da morte do promotor. Ela afirma que foi suicídio, mas os fatos apontam para um assassinato. Como a cultura judaico-cristã valoriza essencialmente a vida, o corpo do procurador, judeu, vai ser enterrado no espaço comum. Nos cemitérios judeus, existem locais especiais para suicidas, o que, os fatos vão demonstrar, não foi o caso do promotor.
O caso vai pegar fogo, pois certamente o MOSSAD, serviço secreto israelense, deve estar atuando, desde o horrível atentado à comunidade judaica há  quase duas décadas. O relatório do promotor aponta altas autoridades da  teocracia iraniana envolvidas no atentado. Cristina teve um plano para  acobertar os criminosos em troca de dinheiro. Ainda tem gente, como Lula e Dilma, que não  acreditam que o Irã é um estado terrorista. Por essas e outras o Brasil afunda no cenário internacional. E vejam que o buraco sempre pode estar mais embaixo. Vade retro! 

  

BRICS? OU IC?

Dos até há pouco chamados de “BRICS”, os países chamados de “emergentes”, ou seja; Brasil, Russia, Índia , China e África do Sul, sobraram a China e a Índia. Brasil, Russia e África do Sul submergiram. O primeiro sob o populismo petista. O segundo pela política expansionista de cunho imperialista e isolacionismo em relação ao ocidente, além de autoritarismo interno. E finalmente o descalabro das administrações sul africanas com altas taxas de corrupção.
A China segue com seu capitalismo de estado totalitário, o sonho dos defensores dos restolhos do chamado socialismo cubano. A Índia, um mosaico étnico religioso e cultural se move seguindo suas elites ainda intimamente ligadas com a educação britânica, o antigo colonizador. 
É o Brasil descendo a ladeira com mais de uma década de desmandos, corrupção e populismo. Mas felizmente, o PT está perdido. A debacle vem aí, só não sabemos como será. Com a generalização e banalização da corrupção, todo aparelho do estado está podre. Mesmo porque foi devidamente partidarizado, e isto ainda antes do PT chegar ao poder. É por essas e outras que muitos ratos ensaiam o rompimento com a “presidenta gerenta”. E são eles os primeiros a abandonar o navio. No caso petista os restos do Titanic do socialismo do sangrento século XX, como diria o bom Fernando Gabeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...