quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Ano difícil: da pior crise da Petrobras à vaca que tossiu - MIRIAM LEITÃO

Ano difícil em que os dados foram piorando ao longo dos meses. No começo, o mercado previa 2% de crescimento e o governo achava que eram os pessimistas. Termina o ano com a previsão em zero. A inflação ficou acima do teto da meta vários meses. O que é a pior combinação.
O governo bateu vários recordes... de déficit. Déficit público de quase 6% do PIB, quando se conta o que pagou de juros da dívida. Mas mesmo sem contar o custo financeiro, o risco é terminar com déficit primário. Até novembro, esse vermelho está em 18 bilhões.
Foi o ano que estourou o pior escândalo de corrupção do passado recente. A Polícia Federal, Ministério Público e a Justiça descobriram e investigam um esquema bilionário de roubo na Petrobras que levou para a prisão ex-poderosos diretores da empresa e dirigentes de grandes empreiteiras. A Petrobras está no pior momento da sua história enfrentando ações na Justiça aqui e no exterior e sem conseguir ter um balanço auditado.
A crise elétrica atravessou o ano todo, com as empresas de pires na mão pedindo dinheiro ao Tesouro. Ele deu uma parte, depois mandou que elas pedissem empréstimos. Elas pediram 18 bilhões e a garantia bancária, querido ouvinte, é o seu bolso. A Aneel já autorizou cobrar essa conta em três anos a partir de 2015. 
A água nos reservatórios caía mês após mês, mas o governo em disputa eleitoral escondia a necessidade de campanha de redução de consumo de energia.
Em São Paulo, o governo cometeu a mesma insensatez de adiar a decisão de conter o consumo porque estava em campanha pela reeleição.

Durante a campanha, o governo Dilma negou todos os problemas econômicos que o país enfrenta. Assim que as urnas fecharam, todos eles apareceram. A presidente Dilma negou que a inflação estivesse alta, e os juros subiram logo após as eleições; negou que os gastos estivessem descontrolados e os números confirmaram a confusão nas contas. Ela disse que não mudaria direitos sociais e convocou até um exemplo bovino. “Nem que a vaca tussa”.
Esse final de ano ficará conhecido como o fim do ano em que a vaca tossiu.

Ouça aqui o comentário completo na CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...