sábado, 25 de janeiro de 2014

Por que os carros custam tão caro no Brasil? - SAMY DANA

por samy dana

Por que os carros custam tão caro no Brasil?

Essa é uma pergunta que não quer calar: por que os automóveis são tão caros no Brasil, quando comparados com outros países? O que, de fato, justifica os preços finais ao consumidor tão altos?
O automóvel, sobretudo se for zero quilômetro, sempre fez parte do imaginário brasileiro. O fetiche da mercadoria seduz as pessoas de um modo que nem sempre é racional. Não é à toa que há empresas que fabricam sprays com odor de carro zero. Isso mesmo! Quantas vezes as pessoas entram num carro novo e dizem: "Está com cheiro de carro zero!"
Para alguns, um carro representa status. Alguns psicólogos dizem que quando o indivíduo está dirigindo, o carro passa a ser considerado uma extensão do próprio corpo. Será que é por isso que as brigas de trânsito são tão acentuadas e algumas chegam a ter até mortes por motivos fúteis?
Lembramos-nos de um clássico episódio do Pateta. O personagem que, em geral, era um sujeito pacato, quando entrava em seu veículo era possuído por algo totalmente fora do controle. Enfim, um carro é sempre uma mercadoria diferenciada.
Especificamente com relação ao preço é importante observar o quadro um, que faz uma análise comparativa de alguns modelos:
Samy Dana
Percebe-se a enorme diferença entre preços de carros similares aqui no Brasil. Em comparação com a Europa, também se verificou que o consumidor brasileiro paga por carros mais simples quase o mesmo preço que os europeus pagam por carros mais luxuosos.
Será que a elevada carga tributária (IPI, ISS, ICMS, PIS E COFINS), bem como os fatores que ampliam o chamado "Custo Brasil" (problemas na infraestrutura como um todo) são os principais responsáveis pelos preços dos carros no Brasil ou também existe uma estrutura de mercado oligopolista (poucas empresas que dominam o mercado) que resultam em margens mais altas, assim chamados de "Lucro Brasil" e contribuem demasiadamente para inflar os preços?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...