terça-feira, 6 de agosto de 2013

HADRIEL FERREIRA - EDUARDO NÃO ESTARÁ ENGANADO?


Minha fototerça-feira, 6 de agosto de 2013


Puxação de saco extrema: em Pernambuco, Eduardo já é saudado como ''presidente''. Não estaria ele enganado ao supor que o Brasil resume-se a Pernambuco?



Contam que por onde anda em seu estado, Eduardo Campos, governador de Pernambuco, já é saudado por ''presidente''. Nada mal para um 'famoso quem' como é Eduardo fora da terra dos altos coqueiros. E a puxação de saco é enorme. Muito barulho para pouca coisa. Apesar de ser tido como um grande político no estado em que governa, não há justificativa para tal, dados os números sociais de Pernambuco em vários aspectos. Não é essa vanguarda toda que se tenta vender pelo Brasil afora. Sou de lá, conheço a precariedade de certas áreas, insolúveis até então. O marketing é arrojado. A realidade é bem menos colorida e fanfarrona. 

Em minhas conversas com o Valdiperes, um vizinho e conterrâneo apaixonado por Eduardo, toco sempre nestes aspectos que passam despercebidos e digo-lhe que Eduardo nada tem de gênio político ou grande gerente. Como o nível político é baixíssimo, qualquer um que saiba manipular bem as propagandas sairá na frente, dadas a ignorância popular e a facilidade como o povo cai em contos do vigário. 

E qual seria o discurso de Eduardo em sua epopeia rumo ao Planalto? Criticar, mesmo que com críticas light, o governo do qual foi parceiro durante 12 anos? Propor uma nova política, como disse ele dia desses, baseada em quais princípios? Por que não aconselhar Dilma, sua parceira, com suas ideias revolucionárias e que ninguém ainda viu serem praticadas em Pernambuco? Eduardo parece mais do mesmo e engana-se quem acha que ele tem mais a oferecer do que o PT, seu parceiro, ofereceu neste tempo todo. 

Não acredito no seu crescimento nas pesquisas. Fora de Pernambuco, Eduardo não é conhecido, não é bajulado, não tem porque manter pose de supergovernante. É um Zé Ninguém em outros estados pelo Brasil afora. Terá de fazer muito esforço e aproveitar muito bem as lacunas deixadas pelos petistas para realçar o próprio nome. Terá palanque para isso? O crescimento do PSB nas últimas eleições será capaz de lhe bancar o caminho até à Presidência? Pouco provável para 2014. Eduardo é muito sonhador e o que de melhor lhe resta é juntar-se ao seu padrinho Lula. O Brasil não se resume a Pernambuco, um rincão onde Eduardo manda e desmanda, graças à ignorância coletiva e a um bom marketing. 

Como sempre digo ao Valdir, os olhos azuis do Eduardo não darão conta de lhe angariar o Planalto. Mas, como sonhar não custa nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...