sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ESTUPRO COLETIVO CHOCA A ÍNDIA

Estupro coletivo de fotógrafa em Mumbai choca a Índia

Atualizado em  23 de agosto, 2013 - 10:38 (Brasília) 13:38 GMT
Protestos em Mumbai. Foto: AFP
A Índia tem visto grandes protestos contra o estupro nos últimos meses
Segundo a polícia indiana, uma fotojornalista de 23 anos foi estuprada por cinco homens na quinta-feira à noite, em Mumbai.
A mulher, que fazia uma reportagem no bairro de Lower Parel quando foi atacada, está no hospital com vários ferimentos.
Ela estava acompanhada por um colega que foi espancado pelos agressores. A polícia prendeu um dos suspeitos.
Em um caso semelhante, em dezembro do ano passado, uma estudante de 23 anos foi estuprada em um ônibus na capital Nova Déli.
A mulher e seu amigo foram brutalmente agredidos, e ela morreu no hospital por conta dos ferimentos.
O ataque, que provocou protestos em todo o país, forçou as autoridades a introduzir leis mais duras para crimes contra as mulheres.

'Repreensível'

A vítima do ataque de quinta-feira trabalhava como estagiária em uma revista inglesa baseada em Mumbai e tinha ido à Shakti Mills - uma antiga fábrica têxtil em ruínas - para uma sessão de fotos, disse a polícia.
O comissário de polícia de Mumbai, Satyapal Singh, disse que o incidente ocorreu entre "18h e 18:30h na quinta-feira", e o descreveu como "repreensível".
Retratos falados. Estupro Mumbai. Foto: Polícia de Mumbai
A polícia divulgou retratos falados dos cinco acusados
"O homem [colega da vítima] estava tirando fotos com uma câmera enquanto a mulher tirava fotos com seu telefone celular, quando um agressor os abordou e perguntou por que estavam ali na propriedade ferroviária", disse Singh.
"Em seguida, ele chamou mais quatro homens para o local. Eles amarraram as mãos do homem com um cinto e levaram a mulher para o mato e a estupraram."
Singh disse que cerca de 20 equipes foram formadas para investigar o caso e que todos os agressores foram identificados.
Mais cedo, a polícia disse que 35 pessoas foram detidas e estavam sendo interrogadas. Retratos falados dos cinco acusados também foram divulgados.
"A paciente está conosco desde o infeliz incidente. Até agora a situação dela é estável", disse em um comunicado na sexta-feira de manhã um porta-voz do Hospital Jaslok, onde a vítima está internada.

Indignação

O ataque provocou indignação na Índia, com muitos expressando sua raiva nas mídias sociais.
A segurança das mulheres tem sido o foco das atenções desde o fatal estupro em Nova Déli.
Seis pessoas, incluindo um menor, foram presos pelo crime.
Em março, um dos homens foi encontrado morto em sua cela na prisão. Os outros cinco estão em julgamento, e os vereditos são esperados nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...