sexta-feira, 23 de agosto de 2013

COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO: 'PARA ONDE VAI, NÓS NÃO SABEMOS'


sexta-feira, agosto 23, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Para onde vai, nós não sabemos”
Ministro Guido Mantega (Fazenda), com dificuldades para entender a alta do dólar


PASSAPORTE ‘ANTIFUGA’ AMARRA MÉDICOS CUBANOS

Anunciada pelo Ministério da Saúde na quarta (21), a “importação” de 4 mil médicos cubanos ao Brasil desperta, além de controvérsias sobre a legalidade da contratação, expectativa sombria sobre a continuidade do serviço, através da Organização Panamericana de Saúde e seu braço direito cubano privado, a Servimed: a possibilidade de deserção. Mas Cuba contorna o “problema” com um passaporte válido apenas na ilha.

ALERTA VERMELHO

Presidente nos EUA da ONG Cuba Archive, a cubana Maria Werlau diz que o “passaporte vermelho” substitui papéis retidos por “supervisores”.

GRANDE IRMÃO

Muitos médicos se inscrevem em Cuba visando possível fuga, mas o controle depende do país: cerca de 2 mil fugiram entre 2006 e 2010.

PORTA FECHADA

Se aplicada aqui a “Lei de Tarso” (Genro), que deportou dois pugilistas cubanos que queriam asilo, o “passaporte vermelho” está descartado.

VAI VENDO

Lula e Dilma são a prova viva da eficiente medicina cubana: curaram o câncer em São Paulo, mas Hugo Chávez morreu da doença em Cuba.

É TENSO RELACIONAMENTO DE DONADON NA PAPUDA

Às vésperas da cassação do irmão, deputado Natan Donadon, preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, o ex-prefeito Melki Donadon (PTB-RO) procurou o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para se queixar de que o deputado considerado ladrão transitado em julgado tem problemas de saúde (é asmático) e de relacionamento tenso na prisão, além de não se alimentar nem dormir direito.

AÇÃO INTENSA

Acompanhado de Nilton Capixaba (PTB-RO) e de Jovair Arantes (PTB-GO), o irmão de Donadon se reuniu com Henrique Alves duas vezes.

MÃOS ATADAS

Henrique Alves ouviu o relato, mas deixou claro que não há nada a fazer. A cassação será votada no Plenário da Câmara na quarta (28).

DE MAU A PIOR

Melki Donadon cogitou pedir a transferência de Natan para Vilhena, em Rondônia, mas concluiu que seria ainda pior na delegacia de lá.

CHAPA DE PESO

Em busca de palanque no Rio, Eduardo Campos (PSB) também cogita apoiar Miro Teixeira (PDT) ao governo, com o ex-ministro José Gomes Temporão (PSB) de vice e Marcelo Freixo (PSOL) ao Senado.

INICIATIVA EXEMPLAR

A três meses do final de sua gestão na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Cármen Lúcia inovou, pedindo ao TCU auditoria prévia nos atos e contratos de sua gestão. O grupo designado pelo TCU começa os trabalhos nesta quinta-feira. A iniciativa é inédita.

BARBOSA DISSE BEM

Advogados voltaram a criticar o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal. É que sua frase, reproduzida inclusive nesta coluna (“Justiça que tarda não é justiça”), seria de outro Barbosa, o Rui.

RECUPERAÇÃO

Pesquisa Ibope para o PR mostra o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), candidato competitivo à reeleição, ao contrário do que dizem os adversários. Nas referências espontâneas, ele empata em primeiro lugar. Nos cenários estimulados, mantém-se entre os primeiros.

BUSCA SOCORRO

Em queda nas pesquisas, o governador do Acre, Tião Viana (PT), está em alvoroço com a visita do ex-presidente Lula, hoje, ao Estado. Há dias, apareceu por lá a ministra Ideli Salvatti, um encanto de simpatia.

MENOS IGUAIS

Serão cidadãos de segunda classe os 4 mil médicos cubanos, que receberão da ditadura castrista apenas 7% dos R$ 10 mil pagos pelo Ministério da Saúde? O artigo 5º da Constituição diz que estrangeiros e brasileiros têm iguais direito à vida, liberdade, igualdade e segurança.

BLÁ-BLÁ-BLÁ

A Frente Parlamentar da Agropecuária saiu frustrada da reunião com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) na quarta (21) para tratar da demarcação de terras indígenas e dos conflitos com produtores rurais.

VAI COM DEUS

O PSB não tem feito muito esforço para segurar Romário (RJ). A avaliação é que o ex-jogador não é nada discreto e ganhou inimigos, o que pode respingar na candidatura de Eduardo Campos em 2014.

PENSANDO BEM...

...se o paciente já não entende a letra do médico, agora também não vai entender o que ele fala.


PODER SEM PUDOR

AULA DE HISTÓRIA

Durante a audiência com Lula, certa vez, o então presidente da UNE, Gustavo Petta, pediu apoio financeiro do governo para reconstruir a sede da entidade na Praia do Flamengo, que foi incendiada. Lula reagiu:

- Quem tem de pagar é quem queimou.

- Foi o governo - respondeu Gustavo.

Lula ficou sem graça, mas não perdeu o rebolado:

- Então, a questão é com a gente mesmo.

Com isso, lá se foram R$ 30 milhões dos cofres públicos e a histórica inquietação da UNE velha de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...