terça-feira, 27 de agosto de 2013

COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO

terça-feira, agosto 27, 2013


COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Molina corria o risco de vida. Foi um ato de solidariedade”
Senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) sobre o resgate do senador asilado em La Paz


PATRIOTA FEZ DO ASILO DE MOLINA UMA PRISÃO POLÍTICA

O ex-chanceler Antonio Patriota interrompeu só uma vez sua atitude omissa e acovardada, durante os 452 dias de asilo do senador Roger Pinto Molina. Ainda assim, para atormentar a vítima, em nome do “bolivarianismo”. Ele foi a La Paz tornar o asilo do perseguido do regime de Evo Morales uma “prisão política”, ordenando restrições a banho de sol, proibindo visitas e segregando-o a cubículo sem janela.

QUE VERGONHA

Segundo diplomatas, a estratégia de Patriota, para bajular o regime de Evo Morales, era vencer Molina pelo cansaço e fazê-lo se entregar.

CRUEL COVARDIA

A ordem cruel do gabinete de Patriota para tomar celular e computador de Molina jamais foi confirmada por escrito, como exigiram diplomatas.

INSISTÊNCIA

Além das visitas pessoais ao Itamaraty, o diplomata Eduardo Sabóia enviou vários telegramas a Patriota pedindo a solução do caso Molina.

BONS PROFISSIONAIS

Como o pai, embaixador Gilberto Sabóia, o diplomata Eduardo Sabóia deixa admiradores por onde passa. Washington foi seu posto anterior.

COVARDIA E SUBMISSÃO MARCAM POLÍTICA EXTERNA

O ex-chanceler Antonio Patriota não recusava chance de mostrar como sua política externa era feita à sua imagem e semelhança: cabisbaixa e submissa diante da arrogância da Venezuela e das desfeitas da Argentina e do regime de Evo Morales. Em março, por exemplo, Evo criou um pretexto para inviabilizar o salvo-conduto ao senador Roger Molina, vetando na mesa de negociações o embaixador, Marcel Biato. Em vez de prestigiar o colega diplomata, Patriota cedeu ao cocaleiro.

PROCESSO NELE

O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, foi direto ao ponto: Patriota deveria ser processado por omissão, no caso do senador asilado.

‘COMPAÑEROS’

Além da simpatia do povo e da baixa qualidade da Saúde, brasileiros e cubanos dividem o desejo irrefreável de fazer compras em Miami.

CENÁRIOS DISTINTOS

Pesquisa no Rio Grande do Norte revela que 55,76% aprovam Dilma, enquanto 83,35% desaprovam a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

SEGURA A LÍNGUA

Aspirante a disputar a Presidência, o senador Aécio Neves (MG) foi orientado a “segurar a língua” para não inflamar o desafeto José Serra (SP), que pediu prévias no PSDB para definir o candidato em 2014.

O FUTURO É ONTEM

O esdrúxulo esquema de contratação de médicos cubanos lembra os “escravos de ganho” no Brasil Colônia: os pequenos faz-tudo davam parte do que ganhavam ao “dono”, mas compravam a futura liberdade.

CANA DURA

Escapou da morte, mas pegará perpétua o brasileiro José Oliveira Coutinho, 38, que matou por vingança o casal brasileiro Sczepanik com o filho de 7 anos em Omaha (EUA), em 2009. Lançou os corpos no rio.

ESTÁ EM OUTRA

Em plena articulação para criar o Partido Solidariedade, o deputado Paulo Pereira (PDT-SP), presidente da Força Sindical, não colocou os pés no 5° Congresso Nacional do PDT, no último fim de semana.

VEM NOVIDADE AÍ

Relatora da CPI da Violência contra Mulher, Ana Rita (PT-ES) recebeu telefonema entusiasmado da ministra Eleonora Menicucci (SPM) sobre entrega do relatório final à presidente Dilma, no Senado. A expectativa é de anúncio de verba ou de nova política para as mulheres.

ISOLADO

Sem espaço na base aliada de Dilma, o ministro Fernando Bezerra (Integração) agora tenta reconquistar a confiança do governador Eduardo Campos (PSB-PE), a quem ameaçou trair para se aliar ao PT.

DESDE A DITADURA

Presidente do PPS, Roberto Freire critica a regra que obriga políticos a estarem filiados a partido, durante no mínimo um ano, para disputar as eleições: “Isso foi criado na ditadura, quando governo controlava tudo”.

NA MOITA

O PSB já avisou ao senador Pedro Taques (PDT-MT) que está de braços abertos caso ele não consiga negociar espaço no PDT para sair candidato ao governo de Mato Grosso em 2014.

PENSANDO BEM...

...o senador Roger Pinto agora é o Battisti de Evo Morales.


PODER SEM PUDOR

O PULO DO GATO

Jânio Quadros passeava com d. Eloá nos jardins do Palácio Alvorada quando um gato passou à sua frente, levando-o a saltar para trás.

- Eloá, você viu o pulo do gato? - gabou-se o presidente.

- Jânio, o gato não pulou, ele passou por nós - desdenhou d. Eloá.

- Saltar para trás é o pulo do gato - retorquiu Jânio, sem relaxar - parecido com os deputados e senadores, amigos do poder. Só faltou uma miadinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...