sábado, 3 de agosto de 2013

ASSISTAM VÍDEO: RELEMBRANDO DOMINGUINHOS'


Relembrando Dominguinhos: seu vídeo mais antigo e raro disponível na internet, tocando ao lado do mestre Luiz Gonzaga em 1972

Dominguinhos
Dominguinhos, falecido na terça-feira (Foto: Mônica Imbuzeiro - Agência O Globo)
Por Daniel Setti
Seria redundante, diante de toda a repercussão alcançada pela morte de Dominguinhos na terça-feira, repassar aqui toda a vasta e riquíssima carreira do sanfoneiro, cantor e compositor de nascido em Garanhuns, Pernambuco.
Para isso, aliás, está o documentário sobre o músico que, após mais de um ano de atraso, deve sair ainda em 2013.
José Domingos de Morais, como foi batizado há 72 anos, fez história tanto pelo virtuosismo em seu instrumento – dominava o fole de oito baixos desde os seis anos de idade – quanto pelas grandes canções das quais foi autor ou coautor, como “Lamento Sertanejo” (com Gilberto Gil), ou “De Volta Pro Meu Aconchego” (com Nando Cordel). Era, para muitos, o parceiro ideal.
Luiz Gonzaga (1912-1989), seu descobridor e padrinho artístico, foi o primeiro a perceber isso. Tanto que o recebeu no Rio de Janeiro em 1954, quando o prodígio tinha apenas 13 anos, e depois o colocaria em sua banda.
A histórica parceria – a primeira notável de muitas acumuladas por Dominguinhos, que trabalharia com a nata da MPB – aparece em dois vídeos de 1972, quando Gonzagão foi o convidado especial do programa Proposta, da TV Cultura.  Dos registros disponíveis na internet, é o mais antigo e raro com a presença de Dominguinhos.
Atenção para a parte 2, em que o tímido José Domingos aparece como um dos músicos de apoio de seu mestre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...