quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A FÉ LAICA DOS COMUNISTAS RENITENTES - RAFAEL BRASIL


Já disse certa vez, num artigo no Monitor de Garanhuns, que depois da queda do muro de Berlim, o comunismo vicejaria no Brasil do século XXI. Hoje, as ditas idéias socialistas são hegemônicas em boa parte da pobre  América Latina, mais especialmente no sul do continente. Brasil, claro, no meio, e com maior protuberância.
Claro, todos os países tem suas peculiaridades. No Brasil, Lula governou com a direita, sobretudo na economia, e se deu muito bem. Menos mal para o Brasil. Já no segundo mandato, afrouxou os princípios da ortodoxia econômica, e Dilma fez o movimento mais à esquerda, que agora está fazendo água. Advertências não faltaram.
Na Venezuela, temos o caos do populismo mais abjeto, que usou a democracia para implantar uma ditadura. A Argentina era extremamente rica até os anos cinquenta, e o populismo a empobreceu, movimento que continuou com o triste reinado do casal Kischner. Bolívia e Equador, são casos de difícil solução. Lá se socializou a miséria  e a economia depende cada vez mais do narcotráfico. Restam o Chile, estabilizado pelas medidas liberais pelo sanguinário Pinochet, modelo ainda hoje mantido pelos socialistas no poder. Um país voltado para os mercados norte americano e asiático,  que já tem mais de trinta anos de desenvolvimento auto sustentado. A Colômbia, em que pesem os graves problemas da narcoguerrilha, que inferniza o país há mais de quarenta anos, cuja economia, em termos brutos se equiparou a da decadente Argentina, e o Peru, que sofreu o diabo com o populismo do coronel Velasco Alvarado, e depois com Allan Garcia, depois redimido com um governo mais equilibrado e mais aberto para o comércio exterior. O pobre Paraguay se afasta do populismo, pois foi sumariamente expulso do mercosul, pela ingerência de outros países, sobretudo o para eles gigante Brasil em sua política interna. 
Ainda tem muito comunista reclamando que o PT nada tem de socialista. Menos mal. A implantação da chamada ditadura do proletariado, é a institucionalização da corrupção total, tal qual os antigos países socialistas, como a ex União Soviética e seus satélites. Na velha Europa, que em parte foi vítima destas horrendas ditaduras, só um doido ainda é comunista. Por aqui ainda é moda. Haja fé. Fé cega.  Que Deus os perdoem, mas ignorância tem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...