sábado, 13 de julho de 2013

NA RABEIRA DA QUEDA - RAFAEL BRASIL

A queda de Dilma parece irreversível. A não ser por um milagre, a economia retomará a normalidade. O governo não governa, como bem disse José Serra. Perdeu 2013 e está fora de sintonia com a sociedade, como vem dizendo Eduardo Campos. Será que o povo acha que ele está? 
Serra vem cogitando ser o candidato, assim como se anima Eduardo. A queda de Dilma pode abrir um leque maior de possibilidades, o que pode ser bom para a democracia. Parte do eleitorado do PT pode seguir Marina. Quem conseguirá agregar o voto conservador, que é a maioria silenciosa, que vem votando por diversas razões em Lula, não especificamente no PT? 
Sabido, Lula não deve participar. Ele tem "simancol". A economia em queda e a quantidade de escândalos e erros graves de seu governo e de sua sucessora, que ele não poderá se desligar. Além do mais tem o escândalo da sua amante, que tinha cargo federal, e andava pelo mundo em companhia do ex presidente . Utilizando estas "prerrogativas", esteve envolvida em muitas maracutaias que estão sendo investigadas pela polícia federal. Aliás, é por causa do caso que Lula foge da imprensa como o diabo foge da cruz. Em outras palavras, o futuro do petismo está se tornando muito incerto, e o ex presidente não entra em bola dividida. Ante as investidas de petistas cada vez mais desesperados com a possível perda de seus empregos e mamatas mil, Lula tem negado a possibilidade de concorrer. Como a situação econômica tende a pelo menos a não melhorar, sobretudo pela inércia governamental, ele vai jogar a bola para outro. Isso é que almeja Eduardo Campos, pensando que o Brasil é Pernambuco. Como uma alternativa dita à esquerda (pobre esquerda) o governador de Pernambuco tenta ser a alternativa de Lula nas eleições , caso naufrague de vez a candidatura Dilma. Enfim está aberta a temporada de novas possibilidades. O bom é que o petismo está naufragando. O incerto é quem vai preencher o espaço, ou seja chegar ao poder. Se for Marina, estamos irremediavelmente fritos. Mais uma era perdida, pois ela é uma candidata perdida, digamos, no espaço. Aécio não reagiu à altura dos movimentos populares. Já Serra renasceu. Prontamente foi à televisão e encheu os jornais de artigos, com críticas mais do que consistentes na falta de capacidade do governo governar.
Para ele será sua última chance de chegar à presidência. É um dos poucos homens capazes de reorganizar o país. Seria a salvação da lavoura, digamos assim. É incontestavelmente o que temos de melhor. Mas as incertezas são muitas. Vamos ver  o movimento dos chamados atores políticos, como bem diria o meu amigo e nobre professor Jorge Zaverucha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...